Olá Alunos e professores,
Nesta postagem deixo uma aula em power-point completa sobre O átomo: estrutura e identificação (capítulo 15 do livro do Carlos Barros e Wilson Paulino).
Aproveite para estudar e exercitar fazendo os exercícios complementares.
Para baixar a aula em power-point clique aqui
Atividades: O átomo: estrutura e identificação
Capítulo 15
Páginas 212 a 221
01. Quem foi Jonh Dalton?
Um
cientista inglês que nasceu em 1766 e morreu em 1844 e propôs um modelo de
átomo.
02. Quais as afirmações que formulam a
Teoria atômica de Dalton? Transcreva em detalhes para o seu caderno.
I
– Toda matéria é constituída por átomos.
II
– Todos os átomos que apresentam as mesmas características pertencem a um mesmo
elemento químico.
III
– Os átomos dos elementos químicos podem combinar-se, formando várias
substâncias.
IV
– Numa reação química ocorre a recombinação entre átomos de elementos químicos,
com a formação de nova(s) substâncias, mas os átomos não sofrem alterações.
03. Os estudos de Dalton foram
baseados em estudos preliminares feitos pelo cientista Lavoisier. Qual foi a
conclusão que Lavoisier chegou sobre as reações químicas?
Numa
reação química, em um sistema fechado, a quantidade de matéria existente antes
da reação (massa dos reagentes) é a mesma depois dela (massa dos produtos).
04. O que enuncia a Lei da conservação
da massa proposta por Lavoisier?
“Na
natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
05. Enumere os acontecimentos
históricos sobre a estrutura do átomo.
( 2
) Percepção que os átomos possuíam cargas elétrica negativas e positivas
(
4 ) Modelo atômico com órbitas de
elétrons proposto por Ernest Rutherford e Niels Bohr.
(
3 ) Identificação do nêutron que
não possui carga elétrica.
( 1
) Átomo como partícula indivisível, imutável e maciça proposto por
Dalton.
06. Sobre o modelo atual para a
estrutura atômica responda:
a) Qual o nome deste modelo? Rutherford-Bohr
b) O átomo é formado de duas regiões
quais são elas? De quais cargas cada região é formada?
Núcleo
que é a região central é possui os prótons (cargas positivas) e os nêutrons que
não possuem carga.
c) Como a energia dos elétrons fica
disposta nas órbitas da eletrosfera?
Em
cada órbita o elétron possui uma energia específica, sendo que quanto mais
próximo do núcleo, menor a energia do elétron, quanto mais afastado, maior a
energia.
d) O que é necessário para que um
elétron mude de órbita dentro da eletrosfera?
Para
que ele passe para uma órbita de menor energia (mais próxima do núcleo) para
uma de maior energia (mais afastada do núcleo) é preciso fornecer energia ao
elétron. Para o processo contrário é necessário que o elétron libere energia.
07. Qual a massa das cargas elétricas
do átomo?
a) em gramas
Prótons = 1,673 x 10-24 g (0,000 000 000
000 000 000 000 001 673 g)
Nêutrons = 1,675 x
10-24 g (0,000 000 000 000 000 000 000 001 675 g)
Elétrons = 9,11x 10-28
g (0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 911 g)
b) em
Unidade de massa atômica (u)
Prótons = 1,007 u
Nêutrons = 1,009 u
Elétrons = 0,0005 u
08. Complete:
a) Todos os átomos que possuem o mesmo
número de ______prótons_____ pertencem ao mesmo elemento químico.
b) Um átomo é considerado neutro
quando o numero total de ______elétrons_____ é igual ao numero de ______prótons_____.
c) As ______camadas
eletrônicas_____ são regiões dentro da eletrosfera nos quais é
muito provável encontrar os ______elétrons_____.
d) Os
______elétrons_____
estão constante movimentação nas camadas eletrônicas da eletrosfera,
sendo que quanto mais ______longe_____
do núcleo ______maior_____ a quantidade de energia.
Pode-se
encontrar até sete camadas chamadas de K, L, M, N, O, P e Q.
10. Em que situação um átomo neutro
virá um íon positivo ou também denominado cátion? Cite um átomo com exemplo.
Quando
este átomo neutro perde algum elétron, o que faz que fique positivo.
Ex:
Átomo de Sódio (Na) apresenta z= 11, portanto 11 prótons e 11 elétrons. Se
perder 1 elétron, ficará com 11 prótons e 10 elétrons, prevalecendo a carga
positiva.
11. Em que situação um átomo neutro
virá um íon negativo ou também denominado ânion?
Quando
este átomo neutro ganha mais um elétron,
o que faz que fique negativo.
Ex:
Átomo de enxofre (S) apresenta z= 16, portanto 16 prótons e 16 elétrons. Se ganhar
um ou mais e elétron, ficará com 16 prótons e 17 elétrons, prevalecendo a
negativa.
12. Cada camada da eletrosfera pode
abrigar um número máximo de elétrons. Quais são os números máximos de elétrons
que podem ser abrigados em cada camada?
K=2 L=8
M=18 N=32 O=32 P=18 Q= 8
13. Observe as regras para fazer a
distribuição dos elétrons nas camadas eletrônicas e pratique-as nos átomos
abaixo: Encontre na sua tabela periódica o numero atômico (z) dos átomos.
Nº atômico
|
K
(2)
|
L
(8)
|
M
(18)
|
N
(32)
|
O
(32)
|
P
(18)
|
Q
(8)
|
|
Na (Sódio)
|
11
|
2
|
8
|
1
|
||||
C
(Carbono)
|
6
|
2
|
4
|
|||||
As
(Arsênio)
|
33
|
2
|
8
|
18
|
5
|
|||
Cl (Cloro)
|
17
|
2
|
8
|
7
|
||||
Ouro(Au)
|
79
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
1
|
|
Iodo (I)
|
53
|
2
|
8
|
18
|
18
|
7
|
||
Rádio (Ra)
|
88
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
8
|
2
|
Chumbo
(Pb)
|
82
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
4
|
14. Leia atentamente as explicações
sobre o número de massa de um átomo (página 218) e complete a tabela abaixo.
Número atômico (Z)
|
Número de massa (A)
|
Prótons (p)
|
Nêutrons (n)
|
|
fórmulas
|
Z = p
|
A = Z +n
A = p + n
|
p = Z
p = A - n
|
n = A – p
n = A - Z
|
Rutênio (Ru)
|
44
|
101
|
44
|
p =57
|
Cádmio (Cd)
|
48
|
112
|
48
|
64
|
Magnésio (Mg)
|
12
|
24
|
12
|
12
|
Cromo (Cr)
|
24
|
52
|
24
|
28
|
Cobre (Cu)
|
29
|
63
|
29
|
34
|
Oxigênio (O)
|
8
|
16
|
8
|
8
|
- Observação consulte sua tabela
periódica para saber o nº atômico (Z) e a massa atômica (A).
- Use a massa atômica sempre
arredondada.
Atividades Complementar sobre
distribuição eletrônica
Faça a distribuição eletrônica dos elementos químicos da tabela abaixo.
Nº atômico
|
K
(2)
|
L
(8)
|
M
(18)
|
N
(32)
|
O
(32)
|
P
(18)
|
Q
(8)
|
|
Manganês
|
25
|
2
|
8
|
13
|
2
|
|||
Bário
|
56
|
2
|
8
|
18
|
18
|
8
|
2
|
|
Bismuto
|
83
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
5
|
|
Xenônio
|
54
|
2
|
8
|
18
|
18
|
8
|
||
Polônio
|
84
|
2
|
8
|
18
|
32
|
18
|
6
|
|
Zinco
|
30
|
2
|
8
|
18
|
2
|
|||
Estrôncio
|
38
|
2
|
8
|
18
|
8
|
2
|
O que é radioatividade
Página 220
01. Na natureza existem átomos estável
(que não sofrem transformações constantemente) e instável ( que sofrem transformações
constantemente de forma espontânea). Quais as transformações que acontecem num
átomo instável?
As
transformações acontecem no núcleo dos átomos e estão sempre acompanhadas da
emissão de grande quantidade de energia e/ou partículas com velocidades
altíssimas denominas radiação.
02. Explique com suas palavras o que é
radiação?
Algo
no sentido: Grande quantidade de energia e partículas com altas velocidades
oriundas da transformação de um átomo instável.
03. O que é radioatividade?
É
a propriedade que alguns átomos possuem em gerar grande quantidade de energia e
partículas rápidas.
04. Cite exemplos de átomos que podem
ser radioativos. Urânio – 235 Césio
– 137 Cobalto – 60 Tório – 232
05. Explique como podemos ficar
expostos a radioatividade natural e artificial.
Natural
através dos elementos químicos naturais que existem na Terra.
Artificial
através de fontes emissoras de radiação criadas pelo ser humano. Ex: celular,
antenas.
Isótopos de Hidrogênio
Página 220
01. O que são Isótopos? (pesquise no
texto do capítulo 15).
São
átomos que possuem o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa.
02. Quando o elemento Hidrogênio passa
a ser chamado de deutério ou hidrogênio pesado?
Quando
além de um próton, há um nêutron no núcleo do átomo de hidrogênio.
03. Quando o elemento hidrogênio é
radiativo é recebe o nome de trítio? Quando possui dois
nêutrons no núcleo.
04. Na formação de substâncias como,
por exemplo, a água o hidrogênio comum pode ser substituído por outros
hidrogênios. No caso da água o que poderá acontecer se o hidrogênio comum for
substituído pelo deutério? No estado sólido o gelo não mais irá flutuar
na água doce, devido ao fato do deutério ser mais pesado.
05. Pensando no exercício anterior
explique um problema ambiental que poderá resultar a troca do hidrogênio comum
pelo deutério.
-
nos polos, por exemplo, as geleiras podem afundar.
-
animais aquáticos podem sofrer com as mudanças no deslocamento do gelo.
-
ciclo da água receberá moléculas de água mais pesados o que poderá resultar em
poluição atmosférica.