Atividade Prática
PRODUÇÃO DE UM MINHOCÁRIO
PRODUÇÃO DE UM MINHOCÁRIO
Chega a hora de programar uma Feira de Ciências na escola e logo surge as muitas dúvidas: O que mostrar? O que fazer? Como fazer algo bem chamativo? Esses são problemas de todo aluno quando o assunto é trabalhar em uma feira de Ciências.
Tema: Minhocas - arados da natureza
Esses túneis, também denominados galerias, aumentam a porosidade do solo, e por isso a circulação do ar e a infiltração de água se intensificam.
As suas fezes contribuem para a formação do húmus, matéria orgânica importantíssima para a fertilidade do solo, facilitando o desenvolvimento de microorganismos decompositores ou fixadores de nitrogênio.
A minhocultura é a criação de minhocas em tanques especiais com finalidades comerciais. As minhocas são vendidas para isca, mas o húmus por elas produzido é comercializado como fertilizante para a agricultura, a jardinagem etc.
Um minhocário é uma fazenda de minhocas que ajuda a reciclar os restos de comida e transformar o substrato em húmus, um composto muito rico que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins. Além de caixas plásticas, o minhocário pode também ser montado em tambores, cestas de frutas, canteiros e outros.
Observe que a estrutura mais prática para a montagem do minhocário são as caixas plásticas empilhadas. O tamanho varia conforme o necessidade da residência e do local disponível para o minhocário. Inicialmente, use três caixas plásticas empilhadas com pequenas aberturas para manter a estrutura oxigenada, o que é muito importante.
Como fazer um minhocário caseiro
Você vai precisar de:
• Três caixas em cor escura, tipo container, que possam ser empilhadas sem o apoio das tampas;
• Torneirinha de bebedouro;
• Pedaço de tela de arame grossa;
• Pedaço de manta permeável;
• Minhocas
• Substrato (Terra)
• Jornal ;
• Restos de comida.
Modo de Fazer:
Corte o fundo de duas das caixas mantendo uma borda de 3 a 5 centímetros. Numa das caixas, fixe a tela de arame grossa, que deve estar na medida do fundo da caixa. Para facilitar, coloque a tela de arame dentro da caixa. Na outra caixa, fixe a manta permeável. Neste caso, é mais fácil fixar a manta por fora da caixa com fita vinílica ou similar.Na caixa restante, corte lateralmente um orifício na mesma medida da torneirinha, fixando-a (sugiro usar silicone para evitar vazamentos).
A estrutura proposta usa somente uma tampa, que deve possuir algumas perfurações para permitir a oxigenação.
Seguindo o modelo apresentado no livro Soluções Sustentáveis: Permacultura Urbana, a estrutura do minhocário é a seguinte:
Coloque o substrato umedecido na caixa do meio e, em cima dele, as minhocas. Após três dias, acrescente o substrato na caixa superior e os restos de alimentos. Cubra com o jornal.
O período médio para produção do humus são 45 dias. Então, coloque uma peneira grossa, no topo do substrato, com restos de comida. Os restos vão atrair as minhocas, que passarão pela peneira, facilitando a retirada do humus.
Observações
As minhocas não gostam de sol e calor excessivos. Por isso, mantenha o minhocário em lugar à sombra e arejado. Também é importante manter a terra úmida.
Observe a imagem abaixo:
IMPORTANTE:
O minhocário deverá ser montado o mais rápido possível, para poder mostrar a produção de húmus.
O grupo também deverá fazer um mural para colocar junto ao trabalho no dia da feira. Nesse mural deverá ter informações sobre o que é um minhocário e para que ele serve.
Link para consulta: http://www.maiscommenos.net/blog/2009/04/como-fazer-um-minhocario-domestico/
Assista o seguinte vídeo no you tube: Minhocário / Minhocultura :
Conheça os meus projetos para Feira de Ciencias e escolha um para você realizar em sua escola. Nas próximas postagens coloco outros temas.