Por que as baratas viram a barriga para cima quando estão morrendo?


Eu queria muito dizer que já existem pesquisas específicas comprovando o motivo de as baratas virarem de barriga para cima ao morrer, mas na verdade, existem possíveis explicações.

Segundo o departamento técnico da Reckitt Benckiser, as baratas fazem isso para respirar e, possivelmente, para se recuperar da ação do inseticida.

De acordo com o professor de Zoologia, José Willibaldo Thomé, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), é provável que isso aconteça porque todos os insetos têm a abertura dos órgãos respiratórios na face abdominal.

No entanto, essa explicação é para as baratas que morrem na horizontal. Aquelas que morrem na vertical, quando tomam uma chinelada, provavelmente caem de barriga para cima, não fazendo diferença entre a chinelada e o envenenamento.

Adaptado do Terra Educação

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Carregando...

Quem sou eu

Minha foto

Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Adicione-se ao Google+ e Confira e fique atualizado

Seguidores O melhor da Biologia

Siga O melhor da Biologia por E-mail e confira todas as novidades

Biologia no ENEM/Vestibular

Deixe aqui seu comentário.