Atividade Prática sobre cadeia alimentar



Atividade Prática
sobre cadeia alimentar 

Objetivo: Construir uma revistinha com o tema cadeia alimentar


Material necessário:
  • folhas de a4 coloridas (serve branca mas perde um pouco da beleza)
  • xérox
  • grampeador
  • muitas imagens de animais e plantas
  • algumas imagens de bactérias e fungos
  • lápis de cor, giz de cera, tinta.....
  • régua
  • Material de consulta: seja livro de ciências ou internet
Como fazer a revistinha com os alunos
  1. Baixe o molde da revistinha, no link a seguir: molde de revistinha sobre cadeia alimentar
  2. Imprima o arquivo baixado usando folhas de A4 coloridas.
  3. Retire Xérox das folhas de acordo com o número de alunos. Faça em trios para economizar papel e toner.
  4. entregue as folhas aos alunos peça-os para recortar todas as folhas ao meio acompanhando o traço central da folha, exceto a primeira folha.
  5. Peça-os para colocar as folhas em ordem numérica as folhas recortadas de acordo com as páginas de cada.Observe que o verso de cada página ficará em branco.
  6. Peça-os para dobrar a primeira folha (aquela que não foi recortada) ao meio e colocar as demais numeradas dentro dessa.
  7. Grampeie todas as folhas formando uma revistinha.
  8. Agora é só preenchê-la.
  9. Nas páginas iniciais os alunos deverão colocar suas pesquisas sobre os conceitos apresentados, estime o aluno a produzir um resumo ao invés de copiar trechos do livro.
  10. Nas paginas onde não há linhas para que os alunos escrevem peça-os para ilustrar ou cortar imagens sobre o tema da página e colar abaixo do título.
  11. Nas páginas Teia Alimentar Terrestre e Teia Alimentar Aquatica peça para os alunos ilustrar ambas as teias. O aluno poderá usar os versos das páginas anteriores que estão ao lado para fazer teias alimentares bem grandes e bonitas.
  12. Nas páginas em branco que sobraram (os versos ) peça aos alunos que desenhe ou cole a imagem de um animal ou planta e coloque uma curiosidade sobre este.
  13. Exponha o trabalho dos alunos na biblioteca da escola e incentive os colegas de outras turmas a fazerem visitas à biblioteca. Isso valorizará o trabalho dos alunos.
É importante que toda revistinha seja elegante, harmônica e principalmente científica, por isso incentive o capricho e leve para sala dicionários para que não haja erros de português, pois caso os tenha o trabalho fica incompleto. Além do mais a presença do dicionário nas aulas de Ciências promoverá a interdisciplinaridade tal almejada na educação.


O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Quem sou eu

Minha foto

Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Adicione-se ao Google+ e Confira e fique atualizado

Seguidores O melhor da Biologia

Siga O melhor da Biologia por E-mail e confira todas as novidades

Biologia no ENEM/Vestibular

Deixe aqui seu comentário.