Sobre Fernanda Guedes


Meu nome é Fernanda Aires Guedes Ferreira, sou DOUTORANDA em Educação, Inclusão e Formação Humana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde pesquiso sobre “A cultura científica nos espaços escolares através de um olhar sobre espaços de divulgação científica. Possuo MESTRADO em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre também pela UFMG (2013) e ESPECIALIZAÇÃO em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Sou graduada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade de Itaúna. Atualmente atuo como presidenta da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC) e professora efetiva de Ciências da Natureza na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e professora de Ciências e Biologia da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro.
Na AMPIC, atuo principalmente em ações de planejamento, organização e coordenação a projetos de incentivo a iniciação científica, divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia. Ressalto que sou a associada que agiu ativamente para a fundação da AMPIC, em novembro de 2016, atuação essa que permitiu aperfeiçoar e expandir ações norteadoras da Divulgação e Iniciação Científicas na educação básica e em outros espaços, tanto formais como não-formais. Dentro da AMPIC atuo como coordenadora geral da FEMIC (Feira Mineira de Iniciação Científica), que atualmente é a maior Feira científica de Minas Gerais e uma das mais importantes do Brasil. Juntamente como a coordenação da FEMIC atuo diretamente na coordenação de quatro grandes projetos da AMPIC: 
1) o ATELIÊ PEDAGÓGICO DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, sou coordenadora deste projeto de caráter extensionista, desde 2016, e nele desenvolvo ações principalmente para elaborar, divulgar e incentivar o uso de recursos educacionais voltadas para a formação, incentivo e aprimoramento da iniciação científica e tecnológica nas escolas de Educação Básica. 
2) a REDE MINEIRA DE FEIRAS DE CIÊNCIAS, onde atuei na criação e atuo na produção técnico-científica. A uma rede com caráter educacional, cultural, informacional de estudo e pesquisa, que tem a missão de promover e difundir a cultura científica para fortalecer a iniciação científica na educação básica como direito primordial à cidadania. 
3) a PLATAFORMA AMPIC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, que é uma plataforma que revisa e recomenda projetos de iniciação científica de estudantes do ensino fundamental e médio, principalmente no que tange aspectos éticos de pesquisa. 
4) o ELAS COM CIÊNCIAS que tem por objetivo geral promover a ciência entre as mulheres de modo a engajar meninas e professoras na autoria de trabalhos de Iniciação Científica das áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a educação científica nas escolas de educação básica e na sociedade, através do reconhecimento das trajetórias de mulheres mineiras bem-sucedidas nessas áreas, pesquisadas por estudantes da educação básica e universitárias.
Além dos projetos em andamento, atuo como um das editoras-chefes de uma revista de divulgação Científica chamada PROTAGONISTA, o objetivo desta revista é viabilizar e difundir a publicação de artigos científicos de estudantes da educação básica de modo a oportunizar o reconhecer estes como autores pela comunidade científica e garantia a divulgação e direitos de descobertas, a melhoria dos currículos e o aumento do prestígio das instituições e dos grupos de pesquisa envolvidos.
Na UEMG atuo, como pesquisadora e subcoordenadora geral do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS) onde desenvolvo ações de formação de professores e atividades de Incentivo e popularização da Ciência, principalmente voltados para Feira de Ciências. Possuo experiências como diretora nacional de projetos da Associação Brasileira de Incentivo a Tecnologia e Ciência – ABRITEC, onde desenvolvi ações para o intercâmbio de estudantes e professores para Feiras de Ciências Nacionais.
Como pesquisadora possuo uma trajetória marcada de produções científicas e participações em eventos acadêmicos. Possuo experiência ativa como orientadora de projetos de pesquisa e extensão, principalmente os desenvolvidos como estudantes da educação básica, inclusive sou a primeira professora (2012) a receber o “Prêmio Professora Destaque” da USP (Universidade de São Paulo) através da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e sou a única professora brasileira com quatro  participações (2012, 2013, 2014  e 2018) na maior Feira de Ciências do Mundo a ISEF (International Science and Engineering Fair), um evento anual que acontece nos EUA. Neste evento, inclusive, obtive a premiação em 2º Lugar Mundial (categoria Science Plants) no ano de 2013.
Sou uma pessoa determinada e esforçada. Acredito no potencial da educação e da ciência para a formação de uma sociedade mais justa e solidária e busco naquilo que faço e acredito desenvolver e criar múltiplas oportunidades para crianças, adolescente e jovens.


Contato para Palestras e Consultoria educacional

biologaguedes@gmail.com
31 988753498

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.

Siga O melhor da Biologia por E-mail e confira todas as novidades