Matéria: estados físicos e propriedades


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Capítulo 03

Matéria: estados físicos e propriedades

01. Complete a tabela abaixo com definido ou indefinido.

Estados físicos da matéria
Forma
Volume
Sólido
Definido
Definido
Líquido
Indefinido
Definido
Gasoso
Indefinido
Indefinido

02. Quais são as mudanças de estado físico da matéria? Escreva-os no desenho abaixo.
03. O que é ponto de fusão? Cite o ponto de fusão de uma substância.
É a temperatura na qual uma substância pura se fundi. Exemplo: água começa a fundir a 0°C.

04. O que é pressão normal? É aproximadamente a pressão atmosférica à nível do mar.

05. A vaporização se divide em dois tipos, explique-os.
a) ebulição: Passagem do liquido para o gasoso formando vapor, em temperatura e pressão constante.
b) evaporação: Passagem do líquido para o gasoso de forma lenta (sem vapor) temperatura e pressão inconstante.

06. O que é ponto de ebulição? Cite o ponto de ebulição de uma substância.
É a temperatura no qual uma substância pura passa para o estado gasoso. Exemplo: água começa a ebulir a 100°C.

07. Complete a tabela analisando a temperatura e pressão na mudança dos estados físicos da matéria.

Mudança de estado físico
Temperatura (Aumenta ou diminui)
Pressão (constante ou inconstante)
Fusão
Diminui
Constante
Solidificação
Aumenta
Constante
Vaporização
Diminui
Constante
Condensação
Aumenta
Constante

08. Sabemos que a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude, assim quanto mais alto o lugar menor a pressão atmosférica. Sobre este assunto, responda:
a) Por que o ponto de ebulição em lugares altos é menor que em lugares litorâneos?
Porque em lugares altos a pressão da matéria é menor o que faz com que aconteça maior vibração dos átomos e moléculas e possibilita a matéria passar para o estado gasoso mais rápido.

b) por que os alimentos na panela de pressão cozinham mais rápido?
A pressão interna na panela de pressão é maior que nas panelas comuns, fazendo a água que cozinha os alimentos ficar numa temperatura acima de 100°C o que agiliza o cozimento.
Material
Densi-
dade (g/cm³)
Alumínio
2,7
Cortiça
0,2
Diamante
3,5
Água doce
1,0
Água do mar
1,03
Gelo
0,9
Vidro comum
2,6
Ouro
19,3
Chumbo
11,4
Cobre
8,9
Isopor
0,02
Álcool etílico
0,81
Glicerina
1,25
Ferro
7,5
Madeira (pinho)
0,6
 09. O que é densidade? Como calculá-la?
 Densidade é uma relação de massa e volume de um corpo.
Para calculá-la usa-se a fórmula: D = m/v

10. Observe a tabela ao lado e responda:
a) O que é mais pesado 1 cm³ de isopor ou 1 cm³ de chumbo?
1 cm³ de chumbo, por ser mais denso.
b) o que ocupa mais volume 1 kg de cobre ou 1 kg de ferro?
Ferro por ter menor densidade.
c) o que “pesa” mais 1 kg de ouro ou 1 kg de alumínio?
Ambos pesam um quilo.

11. Qualquer material que possui densidade menor que a água doce (1,0 g/cm³) flutua na água. Já se a densidade do material for maior que a densidade da água o material afunda. Sendo assim, responda:
a) ferro afunda ou flutua na água? Afunda.
b) isopor afunda ou flutua na água? Flutua.
c) gelo afunda ou flutua na água? Flutua.

12. Considerando a explicação da questão anterior que vale também para outras matérias diferentes da água, responda:
a) num balde de ferro líquido (fundido) o alumínio afunda ou flutua? Flutua.
b) Num balde de cobre líquido (fundido) o chumbo afunda ou flutua? Afunda.


Transformação da matéria
Texto Página 35

01. Quando a matéria troca de estado físico acontece mudança (transformação) das propriedades da matéria? Por  quê?
Não, porque a matéria continua sendo formada pelas mesmas moléculas.

02. Quando acontece uma transformação química na matéria?
Quando a mudança ocasiona alguma reação química.
Ferrugem = ferro + Oxigênio + água

03. Cite algumas reações químicas que acontecem no corpo humano?
Amido em maltose
Sacarose em glicose e frutose

04. Qual fenômeno (físico ou químico) promove a
a) transformação da matéria em outra substância diferente? Química
b) transformação da matéria sem alterar a composição molecular? Física 


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Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

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Fernanda Aires Guedes Ferreira

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