Atividade prática Adubação verde - Ideias para Feira de Ciências


Atividade prática 
Adubação verde - Ideias para Feira de Ciências


Adubação verde: alternativa auto-sustentável de fertilizantes

A adubação verde é uma prática agrícola que consiste no plantio de espécies vegetais em rotação ou em consórcio com culturas de interesse econômico.

Dentre as plantas que podem ser empregadas como adubos verdes, destacam-se as leguminosas. Nas leguminosas encontra-se bactérias do gênero Rhizobium que são fixadoras de nitrogênio e se associam a vegetais da família das leguminosas.



Você pode expor esse tema em uma feira de ciências e fazer muito sucesso. Para isso siga os passos a seguir:

1 - Monte um mural bem bonito sobre as informções essencias sobre a adubação verde. Escreva pouco no mural e coloque muitas gravuras, afinal ninguém vai visitar seu traballho se for para ficar lendo o tempo todo.

2 - Consiga vários grãos de leguminosas como: feijão carioca, feijão branco, feijão jalo, feijão preto, feijão mulatinho, grão de bico, fava, feijão guandu (é assim mesmo que escreve e não "andu"), soja, lentilha, milho e outros que você encontrar.

3 - Coloque amostras de cada grão em copinhos transparentes com legenda que contenha no mínimo nome popular e nome científico da leguminosa.

4 - Faça um desenho como o mostrado abaixo e em cada divisão vá colocando grão por grão, de modo que forme um mosaico leguminoso. Isso vai chamar muita atenção para o trabalho. Use papel cartão verde escuro como base.

Mosaico de leguminosas

Exemplos de leguminosas
5 - Consiga uma raiz de leguminosa com nódulos de rizóbios (veja imagens abaixo) e coloque em exposição. Com essa raiz de amostra vai ficar mais fácil explicar como ocorre a adubação verde.

Raiz deleguminosa com rizóbio

leguminosa com bactérias fixadoras de nitrogênio
6 - Retire uma fatia do nódulo da raiz leguminosa  e coloque em exposição em uma lâmina microscópica, é necessário corar o material, para isso uso lugol. A lâmina no microscópio chamará à atenção de muitos visitantes, afinal todos possuem curiosidade em visualizar seres microscópios.

7 - Ao lado do microscópio faça um pequeno painel vertical com uma foto da bactéria Rizobium, bem ampliada, de modo que os visitantes saibam o que observaram no microscópio.

8 - Separe bem as pessoas responsáveis pelo trabalho para que cada uma explique motivadamente cada passo do trabalho. A explicação é tudo em uma feira de Ciências.

9 - Depois de tudo pronto é só esperar o sucesso.

Mantenha-se informado sobre o assunto, para isso leia as informações a seguir sobre Leguminosas e adubação verde.

A adubação verde é uma prática agrícola que consiste no plantio de espécies vegetais em rotação ou em consórcio com culturas de interesse econômico. Essas espécies apresentam ciclo anual ou perene, cobrindo o terreno por determinado período de tempo ou durante todo o ano. Depois de roçadas, podem ser incorporadas sobre a superfície do terreno.

Dentre as plantas que podem ser empregadas como adubos verdes, destacam-se as leguminosas. Pois o enriquecimento se dá através de fixação biológica de nitrogênio, ou seja, são plantas capazes de se associar a bactérias fixadores de nitrogênio, capazes de transformar o nitrogênio do ar em compostos nitrogenados, tornando esse nutriente disponível para as espécies de interesse comercial. As leguminosas podem, então, reduzir ou eliminar o uso de fertlizantes minerais nitrogenados, obtidos a partir do petróleo. Assim, o uso de leguminosas como adubos verdes contribui para trazer uma maior sustentabilidade da agricultura, garantindo a conversação de recursos naturais.

Não só as leguminosas são utilizadas como adubo verde, outras espécies podem trazer outras vantagens. Suas raízes extraem nutrientes de camadas mais profundas do solo, trazendo-os para a superfície do terreno. Tais plantas formam ainda uma cobertura do solo, auxiliando os teores de matéria orgânica do solo, aumentando sua qualidade para a agricultura.

Além disso, contribuem para a conservação do solo evitando a erosão do solo, melhorando a agregação do solo e a retenção de água por elevar os teores de matéria orgânica. É muito importante que o agricultor e o técnico sejam capazes de escolher espécies de adubos verdes adequado para cada tipo de clima, solo e sistema de manejo das plantas cultivadas.




Nas leguminosas encontra-se os rizóbios que são bactérias do gênero Rhizobium que são fixadoras de nitrogênio e se associam a vegetais da família das leguminosas. As leguminosas são uma grande família de plantas cuja principal característica é a presença de frutos em forma de vagem, que em botânica é denominado legume. Como exemplo de leguminosas temos o feijão, a soja. Estas bactérias vivem em simbiose com as leguminosas, estas formam nódulos nas suas raízes, onde dentro vivem as bactérias, que absorvem o nitrogênio do ar e com este sintetizam substâncias nitrogenadas, também utilizadas pela planta hospedeira. Em contrapartida, a leguminosa fornece açúcares e outros compostos orgânicos às bactérias de seus nódulos.

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Quem sou eu

Minha foto

Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Adicione-se ao Google+ e Confira e fique atualizado

Seguidores O melhor da Biologia

Siga O melhor da Biologia por E-mail e confira todas as novidades

Biologia no ENEM/Vestibular

Deixe aqui seu comentário.