Aula Prática: O pH de substâncias ácidas e bases
Objetivo Geral: Identificar experimentalmente o pH de substâncias cotidianas usando indicadores natural (repolho roxo) e artificial (fenolftaleína).
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Materiais necessários para o experimento:
Procedimento
Preparação do suco concentrado de repolho roxo (indicador natural)
1. Bater no liquidificador as folhas do repolho roxo em 1 litro de água até o suco adquirir cor uniforme.
2. Filtre o uso de repolho roxo usando o coador e coloque-o num dos recipientes com tampa.
Experimentação usando repolho roxo
3. Identifique os copos descartáveis conforme as substâncias que vão ser testadas:
- controle (água)
- vinagre
- sabão em pó
- bicarbonato de sódio
4. Preencha cada copo até a metade da sua capacidade com as soluções testes, conforme identificação feita anteriormente. O sabão em pó deverá ser dissolvido em água.
5. Em cada um dos copos, adicione gotas do suco de repolho roxo até observar mudança de cor. Se necessário, agite o conteúdo do copo.
6. Observe e registre a coloração.
Experimentação usando fenolftaleína
7. Coloque cerca de 100 ml de fenolftaleína num recipiente com tampa.
8. Repita a experimentação realizada com o repolho roxo, porém usando fenolftaleína no lugar de repolho roxo.
9. Observe e registre a coloração.
Atividades para discussão dos resultados
01. Complete a tabela abaixo
Substâncias teste
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Coloração obtida
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pH da substância é ácido ou base?
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Repolho roxo
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Fenolftaleína
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Controle (água)
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Vinagre
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Sabão em pó
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Bicarbonato de sódio
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02. Que nome pode ser dado ao suco de repolho roxo, uma vez que ele mudou de cor ao entrar em contato com o vinagre e com o bicarbonato de sódio?
03. Por que um copo com água e gotas de repolho roxo foi usado no experimento?