Aula Prática: O pH de substâncias ácidas e bases


Aula Prática: O pH de substâncias ácidas e bases

Objetivo Geral: Identificar experimentalmente o pH de substâncias cotidianas usando indicadores natural (repolho roxo) e artificial (fenolftaleína).


Materiais necessários para o experimento:


Procedimento
Preparação do suco concentrado de repolho roxo (indicador natural)
1. Bater no liquidificador as folhas do repolho roxo em 1 litro de água até o suco adquirir cor uniforme.
2. Filtre o uso de repolho roxo usando o coador e coloque-o num dos recipientes com tampa.

Experimentação usando repolho roxo
3. Identifique os copos descartáveis conforme as substâncias que vão ser testadas:
- controle (água)
- vinagre
- sabão em pó
- bicarbonato de sódio

4. Preencha cada copo até a metade da sua capacidade com as soluções testes, conforme identificação feita anteriormente. O sabão em pó deverá ser dissolvido em água.
5. Em cada um dos copos, adicione gotas do suco de repolho roxo até observar mudança de cor. Se necessário, agite o conteúdo do copo.
6. Observe e registre a coloração.

Experimentação usando fenolftaleína

7. Coloque cerca de 100 ml de fenolftaleína num recipiente com tampa.
8. Repita a experimentação realizada com o repolho roxo, porém usando fenolftaleína no lugar de repolho roxo.
9. Observe e registre a coloração.


Atividades para discussão dos resultados
 01. Complete a tabela abaixo
Substâncias teste
Coloração obtida
pH da substância é ácido ou base?
Repolho roxo
Fenolftaleína
Controle (água)



Vinagre



Sabão em pó



Bicarbonato de sódio




02. Que nome pode ser dado ao suco de repolho roxo, uma vez que ele mudou de cor ao entrar em contato com o vinagre e com o bicarbonato de sódio?

03. Por que um copo com água e gotas de repolho roxo foi usado no experimento?

04. Esquematize a coloração obtida no experimento no espaço abaixo. Siga a escala de pH.

Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.