Aula Prática: A transformação da orgânica em matéria inorgânica através da decomposição de alimentos


Aula Prática: A transformação da orgânica em matéria inorgânica através da decomposição de alimentos


Objetivo Geral da aula prática: Acompanhar o processo de transformação da orgânica em matéria inorgânica através da decomposição de alimentos refletindo sobre a transferência de matéria e energia no ecossistema

Conteúdo a ser trabalhado: Fotossíntese como fonte primária de biomassa: as relações alimentares como forma de transferência de energia e materiais

Tempo necessário: 15 dias


Este experimento foi criado conforme proposta das Orientações Pedagógicas de Biologia - Ensino Médio provenientes dos CBCs. A proposta refere-se ao eixo temático I Teia da Vida e tema: Sistemas e ecossistemas.
Nesta prática os alunos terão a oportunidade de acompanhar diariamente o desenrolar do experimento podendo refletir e interpretar o conteúdo que está sendo articulado nas aulas teóricas. É importante em todas as aulas de Ciências/Biologia ministradas durante a experimentação selecionar um tempo (cerca de 10 minutos) para discussão sobre o andamento da experiência. Aproveite estes momentos para levantar questionamentos que instiguem os alunos a pesquisas sobre o assunto. Estes questionamentos podem ser relacionados as características dos alimentos por eles escolhidos, pela transformações químicas e biológicas do processo de decomposição ou até mesmo sobre a importância dos alimento para a transferência de energia e matéria na cadeia alimentar.
Pode ser interessante propor aos alunos a montagem de um diário de bordo digital, neste poderá ser colocado fotos diárias do processo de decomposição e relatos científicos sobre os processos químicos e biológicos associados. No fim do experimento os arquivos digitais podem ser apresentados aos demais alunos da escola através de painéis eletrônicos, ou até mesmo por blogs e redes sociais.
No último dia de experimento todos os estudantes devem levar para sala de aula ou laboratório seu experimento e mostrar numa curta apresentação para os colegas. No fim, deve-se convidar os alunos a descartar corretamente os alimentos em decomposição e fazer uma reflexão sobre a importância dessa ação.





ü  Frascos grandes de vidro com tampa
ü  Verduras, frutas e alimentos perecíveis. (um por estudante)
ü  Rótulo
ü  Fita adesiva
ü  Jaleco
ü  Luvas
ü  Bandejas de plástico
ü  Pinça
ü  Medidor de pH



1.      Lavar o alimento a ser trabalhado e secar.
2.      Medir o Ph interno do alimento, se necessário fazer um furo no alimento com auxílio de uma pinça.
3.      Num frasco de vidro seco e bem limpo colocar o alimento e tampar.
4.      Passar fita adesiva de modo a vedar totalmente a entrada de ar no vidro.
5.      Identificar o material colocando nome do pesquisador, data, horário, nome do professor e alimento a ser trabalhado.
6.      Guardar o material num local pouco arejado por 15 dias. Cada aluno fará isto em sua própria casa.
7.      Num diário de bordo (impresso ou digital) anotar todas as mudanças ocorridas, deixando imagens do alimento. Lembre-se de colocar data e horário nas observações.
8.      Após os 15 dias, sob acompanhamento do professor, abrir o frasco de vidro e colocar o alimento numa bandeja de plástico. Com auxílio de pinça observa como o alimento se encontra. Medir o Ph interno do alimento. Usar luvas e jaleco, sempre. Fazer anotações.
9.      Descartar o material de forma correta.
10.  Analisar e discutir os resultados.



Não deixe de ler: A DECOMPOSIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA NAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS RELATIVOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Artigo científico publicado na Revista Experiências em Ensino de Ciências – V5(1), p. 67-75, 2010.
Andréia de Freitas Zômpero [andzomp@yahoo.com.br]
Carlos Eduardo Laburú [laburu@uel.br]
Programa de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina PR. Rodovia Celso Garcia Cid. PR 345. Km 379


Resumo
Este estudo é resultado de parte de uma pesquisa mais ampla sobre concepções prévias de alunos do ensino fundamental relativa aos microrganismos em aspectos que envolvem a decomposição. O estudo apresenta-se relevante por envolver assuntos pertinentes à Educação Ambiental, como as práticas de reciclagem de materiais, os quais podem ser articulados à compreensão dos ciclos biogeoquímicos e ao papel dos microrganismos neste processo. O estudo aponta várias incoerências nas concepções dos alunos com o conhecimento científico, que podem interferir na aprendizagem de conceitos relativos ao meio ambiente.
Palavras-chave: concepções de alunos, microrganismos, decomposição, meio ambiente.

Abstract
This paper is the result of part of a broad research about the previous conceptions of elementary school students related to the microorganisms in aspects that involve the decomposition. The study is relevant because it involves important issues concerning the Environmental Education such as recycling practices of materials that can be articulated to the compression of bio-geochemical cycles and the role of microorganisms in this process. The study points out that there are several incoherencies in the student’s conceptions which are related to scientific knowledge and can interfere in the learning of concepts about the environment.
Keywords: students’ conceptions, microorganisms, decomposition, environment. 



Esta aula pratica faz parte do livro: Aulas Práticas de Ciências Biológicas da Professora Fernanda Aires Guedes Ferreira.  

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Quem sou eu

Minha foto

Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Adicione-se ao Google+ e Confira e fique atualizado

Seguidores O melhor da Biologia

Siga O melhor da Biologia por E-mail e confira todas as novidades

Biologia no ENEM/Vestibular

Deixe aqui seu comentário.