Atividades de Ciências sobre
Nome: ________________________________________________________nº
_____________
Turma: 7º ano ________ Professor (a) _______________________ data:
____/_____/______
São todos os seres vivos unicelulares e procariontes (sem núcleo organizado) e que apresentam material genético solto no citosol.
02. Desenhe uma célula bacteriana e indique o nome das suas estruturas.
03. Sobre as bactérias, responda:
a) qual o seu tamanho médio? Menores que 8 µm.
b) qual o significado da palavra bactéria? Vem do grego e significa bastão.
c) onde são encontradas? Em todos os ecossistemas
04. As bactérias apresentam diferentes formas. Escreva o nome de cada forma bacteriana apresentadas nas figuras abaixo.
05. Como é a nutrição de uma bactéria
a) autótrofa?Através da fotossíntese como, por exemplo, as cianobactérias.
b) heterótrofa? A maioria pela decomposição do material orgânico disponível no ambiente. Outras se alimentam pela associação com outro ser vivo.
06. Explique o que são bactérias do gênero Rhizobium.
São bactérias decompositoras que contribuem para a riqueza do solo.
07. Qual o habitat das bactérias Rhizobium e o que elas fazem neste habitat?
Vivem associadas às raízes de plantas leguminosas. Na raiz capturam e fixam o gás nitrogênio atmosférico (N2)metabolizando-o e transformando-o em sais nitrogenados.
08. Algumas bactérias e fungos são decompositores e fazem um papel fundamental na reciclagem ambiental. Sobre as bactérias decompositoras, responda:
a) O que elas decompõem? Organismos mortos, partes que se destacam de seres vivos ou resíduos de seres vivos eliminados no ambiente, como galhos, folhas e frutos caídos, fezes e pele.
b) O que elas transformam? Matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, tais como: sais minerais e gases.
c) Por que são fundamentais para a manutenção do equilíbrio biológico da Terra? Porque transformam a matéria orgânica em inorgânica que pode ser reaproveitada.
09. Qual o nome da relação ecológica estabelecida entre as bactérias do gênero Rhizobium e as plantas leguminosas? mutualismo
10. Cite exemplos do uso de bactérias:
a) na indústria de alimentos: produção de vinagre, queijo e iorgute
b) na indústria farmacêutica: obtenção de antibióticos
c) na agricultura: no controle biológico de pragas
11. Cite 10 doenças bacterianas.
Cólera, meningite, tuberculose, leptospirose, tétano, sífilis, gonorreia, coqueluche, hanseníase, pneumonia, cárie, bronquite, apendicite.
12. Sobre as arqueas, responda:
a) O que são? Microrganismos unicelulares procarionte
b) Onde são encontradas? Ambientes inóspitos e em ambientes comuns.
13. Observe os desenhos abaixo que mostram a reprodução das bactérias e complete as afirmações sobre cada tipo de reprodução.
a) Reprodução assexuada por cissiparidade também chamada divisão simples ou bipartição.
b) As bactérias filhas são geneticamente iguais à mãe.
c) Processo contribui negativamente na adaptação ao meio ambiente.
d) Reprodução sexuada por conjugação.
e) As bactérias filhas são geneticamente diferentes à mãe.
f) Processo contribui positivamente na adaptação ao meio ambiente.
Atividades Complementares sobre o Reino Monera
1. O reino Monera é composto dos seres mais abundantes do planeta, também conhecidos como microrganismos, pois todos são unicelulares e microscópicos. Apresentam também um núcleo desorganizado, sendo, portanto, classificadas como procariotos. Os grupos que compõem o reino Monera são:
a) ( ) Protozoários e Bactérias
b) ( ) Algas e Bactérias
c) ( x ) Cianobactérias, Bactérias e arqueas
d) ( ) Levedos e Bactérias
2. A utilização de microrganismos na limpeza de áreas ambientais contaminadas por poluentes é uma estratégia simples, menos onerosa, além de causar menos impacto ao meio ambiente. Esse tipo de ação é feita com o uso de bactérias e cianobactérias é conhecido como:
a) ( x ) Biorremediação
b) ( ) Antibiótico
c) ( ) Aterro sanitário
d) ( ) Fixação de nitrogênio
e) ( ) Vacina ambiental
3. Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?
a) ( ) Ausência de núcleo organizado e presença de clorofila
b) ( ) Eucarionte e unicelulares
c) ( x ) procarionte e unicelulares
d) ( ) Ausência de membrana plasmática e presença de núcleo organizado
4. Preencha as lacunas das frases a seguir:
a) O reino monera compreende as bactérias e as arqueas.
b) Além de pigmentos azuis, as cianobactérias possuem clorofila, com a qual são capazes de realizar fotossíntese.
d) Algumas bactérias fixam o nitrogênio atmosférico, transformando-o em compostos que podem ser aproveitados pelos vegetais.
e) Entre as bactérias úteis, estão as que realizam o processo de fermentação pelo qual são obtidos produtos usados na alimentação humana, como, por exemplo, queijos, iogurtes, bebidas, vinagres
5. Explique, com suas palavras, como ocorrem as duas formas de reprodução das bactérias.
De forma assexuada quando um organismo se divide e forma dois novos idênticos. De forma sexuada quando acontece troca de material genético e permite a variação das características entre as bactérias.
6. Algumas bactérias se alimentam de restos de plantas e animais mortos, fezes e outros restos orgânicos.
Qual a importância dessas bactérias na natureza?
A decomposição é extremamente importante para o perfeito funcionamento da natureza e manutenção do equilíbrio ecológico. Através da decomposição, os nutrientes que estavam presentes no organismo morto são liberados na natureza, servindo para outros seres.
7. De acordo com cientistas:
“Se as bactérias não tivessem predadores, elas dominariam o mundo em dois dias.”
Considerando esta afirmação dos cientistas explique por que isso aconteceria?
Porque as bactérias possuem uma extraordinária capacidade de reprodução.