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Atividades
Reino das Moneras: as bactérias e as arqueas
(páginas 76 a 87)
01.
Explique detalhadamente como são as moneras.
São todos os seres vivos unicelulares e
procariontes (sem núcleo organizado) e que apresentam material genético solto
no citosol.
02.
Desenhe uma célula bacteriana e indique o nome das suas estruturas.
Desenho na Página 77
03.
Sobre as bactérias, responda:
a) qual o seu tamanho
médio? Menores que 8 µm.
b) qual o significado
da palavra bactéria? Vem do grego e significa bastão.
c) onde são
encontradas? Em todos os ecossistemas
04.
As bactérias apresentam diferentes formas. Escreva o nome de cada forma
bacteriana apresentadas nas figuras abaixo.
a) autótrofa?Através
da fotossíntese como, por exemplo, as cianobactérias.
b) heterótrofa? A
maioria pela decomposição do material orgânico disponível no ambiente. Outras
se alimentam pela associação com outro ser vivo.
06.
Explique o que são bactérias do gênero Rhizobium.
São bactérias decompositoras que contribuem
para a riqueza do solo.
07.
Qual o habitat das bactérias Rhizobium
e o que elas fazem neste habitat?
Vivem associadas às raízes de plantas
leguminosas. Na raiz capturam e fixam o gás nitrogênio atmosférico (N2)metabolizando-o
e transformando-o em sais nitrogenados.
08.
Algumas bactérias e fungos são decompositores e fazem um papel fundamental na
reciclagem ambiental. Sobre as bactérias decompositoras, responda:
a) O que elas decompõem? Organismo
mortos, partes que se destacam de seres vivos ou resíduos de seres vivos
eliminados no ambiente, como galhos, folhas e frutos caídos, fezes e pele.
b) O que elas
transformam? Matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, tais
como: sais minerais e gases.
c) Por que são
fundamentais para a manutenção do equilíbrio biológico da Terra? Porque
transformam a matéria orgânica em inorgânica que pode ser reaproveitada.
09.
Qual o nome da relação ecológica estabelecida entre as bactérias do gênero Rhizobium e as plantas leguminosas? mutualismo
10.
Cite exemplos do uso de bactérias:
a) na indústria de
alimentos: produção de vinagre, queijo e iorgute
b) na indústria
farmacêutica: obtenção de antibióticos
c) na agricultura: no
controle biológico de pragas
11.
Cite 10 doenças bacterianas.
Cólera, meningite, tuberculose,
leptospirose, tétano, sífilis, gonorreia, coqueluche, hanseníase, pneumonia,
cárie, bronquite, apendicite ( - ite).
12.
Sobre as arqueas, responda:
a) O que são? Microrganismos
unicelulares procarionte
b) Onde são
encontradas? Ambientes inóspitos e em ambientes comuns.
13. Observe os
desenhos abaixo que mostram a reprodução das bactérias e complete as afirmações
sobre cada tipo de reprodução. (Observe as palavras do quadro).
a) Reprodução assexuada por cissiparidade também chamada divisão simples ou bipartição.
b) As bactérias filhas são geneticamente iguais
à mãe.
c) Processo contribui negativamente
na adaptação ao meio ambiente.
d) Reprodução sexuada por conjugação.
e) As bactérias filhas são geneticamente diferentes
à mãe.
f) Processo contribui positivamente na
adaptação ao meio ambiente.
Biodiversidade microbiana
Página 80 e 81
01. Como a
preocupação com a biodiversidade é apresentada à população em geral?
Pela necessidade da preservação apenas dos animais
e plantas.
02. Por que
muitas vezes os seres vivos microscópicos não são preservados?
Devido ao fato de serem invisíveis a olho nu, o que
faz com que sejam esquecidos.
03. Por que é de
fundamental importância preservar os seres vivos microscópicos?
Porque promovem a
manutenção da vida na Terra e por fornecerem muitos elementos úteis aos seres
humanos como medicamentos e alimentos.
As bactérias e a Engenharia
genética
Leia atentamente o texto da
página 85 e responda:
01. Explique o que significa a palavra
Biotecnologia e a área de estudo desta ciência?
Do
grego bio: vida; techno: técnica; logos: estudo. Essa ciência estuda as
técnicas e os processos biológicos associados à obtenção de produtos de uso e
interesse humano.
02. Qual é um dos ramos mais
promissores da Biotecnologia? O que ele investiga?
Engenharia
genética. Investiga o conjunto das técnicas envolvidas com a manipulação do
DNA.
03. A engenharia genética desenvolveu
técnicas capazes de transferir genes de um ser vivo para outro. Dê um exemplo
desta técnica.
Gene
do hormônio insulina é transportado para o interior de certas bactérias que
passam a produzir o mesmo hormônio
04. A partir do uso de bactérias
geneticamente modificadas o que o ser humano consegue desenvolver?
Consegue
desenvolver principalmente hormônios e outros produtos para seu próprio
benefício.
05. Quais foram as vantagens da
engenharia genética para pessoas que sofrem de Diabetes melito?
Passou
a ser desenvolvido o hormônio igual ao humano em bactérias acabando com o
problema de pessoas alérgicas ao hormônio extraído de animais.