Citologia - Aula completa

Para baixar a aula completa de Citologia em power point  clique aqui


Introdução à Citologia

Citologia é a ciência que estuda as células. A palavra célula deriva do latim “cellula” diminutivo de cela ou quarto pequeno e significa pequeno compartimento. Foi vista pela primeira vez em 1663, pelo cientista Robert Hooke.
Todos os seres vivos são formados por células. Eles podem ser unicelulares (formados por apenas uma célula) ou pluricelulares (formados por várias células).
A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da vida no organismo.

Características gerais das células
A célula é formada basicamente pela membrana plasmática citoplasma e núcleo.
O conjunto de células com mesma forma (aparência) e função formam os tecidos.



CÉLULA – TECIDOS- ÓRGÃOS – SISTEMAS – SER VIVO

·      Membrana plasmática é o envoltório da célula, é através dela que a célula ganha sua forma e seleciona as substâncias que entrarão ou sairão de seu interior (tudo que entra ou saí da célula tem que atravessar esta membrana). 
·         Citoplasma é composto por uma parte fluida onde ocorrem muitas reações químicas necessárias à vida da célula, ele engloba tudo o que há na célula desde a membrana plasmática até o núcleo, incluindo as organelas (órgãos das células).
·         Núcleo controla as funções das células, ele possui envoltório duplo e poros nucleares que fazem o controle do que se dirige de dentro dele ao citoplasma ou vice-versa. A grande maioria das células do corpo tem apenas um núcleo; contudo, há células que não o possuem (este é caso, por exemplo, dos glóbulos vermelhos) e há ainda aquelas que possuem vários (por exemplo, as células musculoesqueléticas).

Teoria Celular

Proposta no século XIX pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden e pelo zoólogo também alemão Theodor Schwann.
A teoria celular se sustenta em três grandes pilares:
  1. “A vida existe somente nas células”: todos os seres vivos são compostos de células, ou seja, todas as reações do organismo dependem estritamente da atividade celular, e é através da célula que toda a energia necessária para o funcionamento do organismo é obtida, convertida, armazenada e aplicada.
  2. “As células provêm somente de células preexistentes”: uma célula se origina apenas da reprodução de outras células, havendo assim, a transmissão de material genético.
  3. “A célula é a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias.”: todos os caracteres genéticos são transmitidos de uma célula para outra no processo de reprodução.

Reprodução Celular

A reprodução é uma propriedade fundamental das células. As células se reproduzem através da duplicação de seus conteúdos e posterior divisão em duas células filhas, este processo é a garantia da continuidade das células.
Em organismos unicelulares, existe uma pressão seletiva para que cada célula cresça e se divida o mais rápido possível, porque a reprodução celular é responsável pelo aumento do número de indivíduos. Nos organismos multicelulares, a produção de novas células através da duplicação permite a divisão do trabalho, no qual grupos de células tornam-se especializados em determinada função.
Essa multiplicação celular, porém, tem que ser regulada porque a formação de novas células tem que compensar a perda de células pelos tecidos adultos. Um indivíduo adulto possui 10 x1013 (1.000.000.0000.000), todas derivadas de uma única célula, o óvulo fecundado. Mesmo em um organismo adulto, a multiplicação celular é um processo contínuo.
Do mesmo modo que uma fábrica pode ser multiplicada pela construção de várias filiais, também as células se dividem e produzem cópias de si mesmas. Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.

a) Mitose: Processo de divisão celular onde uma célula origina duas células idênticas. As células que se formam são chamadas de diploides (2n) o que significa que possuem o número completo de cromossomos (1n da mãe + 1n do pai). A mitose tem como finalidade promover:
-          Crescimento do corpo;
-          Reprodução assexuada;
-          Produção de gametas em vegetais;
-          Produção de gametas em seres haploides (1n).

b) Meiose: Processo de divisão celular onde uma célula diplóide (2n) sofre duas divisões sucessivas e uma duplicação cromossômica e origina quatro células haplóides (n) que possuem a metade dos  cromossomos herdados.
A meiose tem como finalidade:
   - Produção de gametas em animais
   - Produção de esporos nas plantas






Principais características dos componentes básicos da célula

Membrana plasmática
·         Grande capacidade de movimentação e deslocamento de moléculas;
·         Retenção e transporte de outras moléculas de forma seletiva.
- Parede Celular: A parede celular, também chamada de parede celulósica, é uma estrutura que envolve a membrana celular nas células dos vegetais e dos organismos procariontes.

Citoplasma
·         Auxilia a morfologia da célula, relacionando à consistência do citosol e o armazenamento de substâncias indispensáveis à vida.
·         Local onde se situa a organelas citoplasmáticas.

- Organelas citoplasmáticas
·         Mitocôndrias: responsável pela geração de energia na célula animal.
·         Cloroplasto: responsável pela geração de energia na célula vegetal, através da fotossíntese.
·         Retículo endoplasmático rugoso: síntese de proteínas
·         Retículo endoplasmático liso: síntese de diversos lipídios, como o colesterol, hormônios esteroides e fosfolipídios.
·         Complexo de golgi: armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula.
·         Centríolos: divisão celular das células animais e na formação de cílios e flagelos.
·         Ribossomo: responsável pela produção das proteínas utilizadas pela célula, atuando sempre em grupo (polissomo);
·         Lisossomo: responsável pela digestão intracelular;


Núcleo
·         Contém a informação genética da célula.
·         Processo de divisão celular.
·         Possui uma membrana chamada carioteca em seres eucariontes.
- nucléolo: Bactérias e cianobactérias não possuem membrana nuclear e, portanto possuem o material genético solto no citosol da célula. São chamados de procariontes.


Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.