PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DESENVOLVIDO NA SERRA DO ELEFANTE CONQUISTA PRÊMIOS IMPORTANTES E REPRESENTARÁ MATEUS LEME NACIONALMENTE

Após alguns meses de muito trabalho e estudo o projeto Educação ambiental, Ecologia e Qualidade da Água das nascentes (do Monumento Natural) Serra do Elefante desenvolvido pelas jovens pesquisadoras de Iniciação científica Gabriela Oliveira Assunção e Morgana Suélen Oliveira Vilaça e pelas biólogas Fernanda Aires Guedes Ferreira e Dirce de Oliveira conquistou prêmios e oportunidades importantíssimas. No dia 21 de setembro de 2012 na Feira de Ciências: o Conhecimento a serviço da vida da Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa (Azurita, Mateus Leme) o projeto conquistou duas premiações, o título de melhor relatório científico e o 2º lugar geral da Feira de Ciências.


Figura 1: Professora e orientadora do projeto Fernanda Guedes de as estudantes Gabriela Assunção e Morgana Suélen recebendo o prêmio de melhor relatório cientifico. Fotos de Alexandre Gonçalves.

Estas premiações mostram que o projeto tem grande potencial para crescer e fazer a diferença na preservação da Serra de Mateus Leme e na conscientização da população a respeito da importância de valorizar seu patrimônio natural. 
Figura 2: Gabriela Assunção e Morgana Suélen recebendo medalha e certificado de 2º lugar geral da Feira de Ciências: o Conhecimento a serviço da vida da Escola Estadual Manoel Antõnio de Sousa (Azurita, Mateus Leme). 

Figura 3 e 4: Projeto Educação ambiental, Ecologia e Qualidade da Água das nascentes (do Monumento Natural) Serra do Elefante em exposição na feira de ciências da escola Estadual Manoel Antônio de Sousa. 

Além destas conquistas o projeto foi selecionado para participar de uma famosa feira de Ciências que acontecerá nos dias 24 a 26 de outubro de 2012, em Olinda, Pernambuco. O projeto foi selecionado na categoria incentivo à pesquisa por ser considerado relevante na busca de informações para entender e repassar conhecimento à comunidade.
A participação deste projeto mateuslemense numa feira Nacional como a feira de Pernambuco poderá contribuir para a divulgação da Serra do Elefante nacionalmente, além de poder auxiliar na Educação Ambiental e ecológica para a recém criada unidade de conservação ambiental. 

  Para Morgana e Gabriela a oportunidade poderá ser o primeiro passo para suas carreiras profissionais.
As jovens além de estarem tendo a oportunidade de desenvolver uma iniciação à pesquisa também terão a oportunidade de ter contato com outros jovens pesquisadores num evento nacional.




Com este início promissor do projeto, todos as pesquisadoras envolvidas e a Associação Amigos da Serra do Elefante estão se preparando para aprimorar ainda mais o projeto e poder assim representar significativamente as belezas naturais de Mateus Leme nacionalmente. 


Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.