Portfólio de Zoologia



·         CONSTRUÇÃO DE UM PORTFÓLIO DE ZOOLOGIA

Cada aluno construirá no decorrer do 4º bimestre um portfólio de Zoologia. Este portfólio deverá conter as principais características das principais divisões taxonômicas do Reino Animal, sendo:

O REINO DOS ANIMAIS (I): OS INVERTEBRADOS

- Os poríferos
- Os cnidários
- Os platelmintos
- Os nematódeos
- Os anelídeos
- Os moluscos
- Os artrópodes
- Os equinodermos

O REINO DOS ANIMAIS (II): OS CORDADOS

- Os peixes
- Os anfíbios
- Os répteis
- As aves
- Os mamíferos
Os esquemas para construção do portfólio estão nos planos de aula a seguir.


Parte 1 - Zoologia de Invertebrados

Os poríferos


·         São chamados de poríferos porque possuem o corpo cheio de poros.
·         Habitat: vivem fixos em rochas e outras estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variada.
·         Alimentação: Restos orgânicos ou de microorganismos que capturam filtrando água que penetra no seu corpo.

Organização do corpo
Desenho do corpo de um porífero (página 161).

Reprodução dos poríferos
·         Assexuada
Desenho da reprodução assexuada (página 162)

·         Sexuada
Desenho da reprodução sexuada (página 162)



Os Cnidários


·         São chamados de cnidários porque possuem o corpo cheio de células urticantes.

Organização do corpo dos cnidários
·         Pólipos: aqueles que têm o corpo cilíndrico e vivem geralmente fixos.
                (desenho pólipo página 163)

·         Medusas: aqueles que têm o corpo forma que lembra um guarda-chuva.
                (desenho medusa página 163)

O corpo dos cnidários possui uma única boca que fica em contato com a cavidade digestória.
O corpo dos cnidários apresentam células de defesa que queimam. Estas células são chamadas de cnidócitos.

(Desenho página 164 mostrando um cnidócito)

As principais classes de Cnidários

Representantes
Hidrozoários
Hidras e caravelas
Cifozoários
Águas vivas
Antozoários
Anêmonas-do-mar ou actínias e corais

Reprodução dos cnidários
·         Assexuada por brotamento
Desenho da reprodução assexuada (página 166)
·         Sexuada
Desenho da reprodução sexuada (página 167)
·         Alternância de fases assexuada e sexuada
Desenho da reprodução sexuada (página 167)




Os Platelmintos


·         São chamados de platelmintos porque possuem o corpo achatado.
·         Habitat preferencial: ambientes aquáticos, oceanos, rios e lagos. Também em ambientes úmidos.
·         Possuem sistema digestório incompleto. Somente com boca. Sem ânus.

As planárias
Medem cerca de 1,5 cm de comprimento.
Locomovem-se por cílios.
Alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores.

Desenho de uma planária com suas estruturas (página 172)


As planárias são hermafroditas. Durante o acasalamento elas trocam espermatozoides e liberam os ovos no meio externo.

Desenho do acasalamento da planária (página 173)


As planárias tem grande capacidade de regeneração, pois cada pedaço cortado do seu corpo vira uma nova planária.

Desenho da regeneração das planárias (página 173)


As Tênias
São também conhecidas por Solitárias.  
Podem atingir até oito metros de comprimento.
Existem dois tipos a Taenia solium (parasita o porco) e a Taenia saginata (parasita o boi). Elas possuem cabeças diferentes.

Desenho da cabeça da Taenia solium e da Taenia Saginata (página 174)


A tênia pode causar duas doenças a Teníase e a Cisticercose.


O esquistossomo
Nome científico: Schistossoma mansoni
Causa a doença: esquistossomose
Possuem sexos separados, o macho abriga a fêmea num canal na época da reprodução.

Desenho do esquistossomo macho e fêmea (página 176)





Os Nematelmintos


·         São chamados de nematelmintos porque possuem o corpo cilíndrico
·         Habitat preferencial: vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas
·         Possuem sistema digestório completo. Somente com boca eânus.

O ancilóstomo
Nome científico: Ancylostoma duodenale
Causa uma doença conhecida como amarelão, pois o doente fica com a pele amarelada.
Sintomas: lesões na parede do intestino que geram anemias.
As pessoas pegam ancilostomíase quando andam descalças em solo contaminado.
Para evitar o amarelão, é importante: não andar descalço em solos que possam abrigar as larvas do parasita, além de ter cuidados higiênicos.

Desenho do ciclo de vida do ancilóstomo (página 178)

As lombrigas
Nome científico: Ascaris lumbricoides
Causa uma doença conhecida como ascaridíase.
Sintomas: náuseas, vômitos, cólicas abdominais e emagrecimento.
As pessoas pegam ascaridíase quando comem alimentos contaminados com ovos da lombriga.
Para evitar a ascaridíase, é importante lavar frutas e verduras, ingerir água tratada ou fervida  e usar instalações sanitárias adequadas.

Desenho do ciclo de vida da lombriga (página 179)

Os oxiúros
Nome científico: Enterobius vermicularis
Causa uma doença conhecida como oxiurose.
Sintomas: hemorragias e coceiras anais.
As pessoas pegam oxiurose quando comem alimentos e água contaminadas com ovos dos oxiúros.

Desenho das fases de vida do oxiúros  (página 180)


As Filárias
Causa uma doença conhecida como elefantíase.
Os vermes se alojam em vasos linfáticos de estruturas humanas como mamas e pernas.
O principal sintoma é o inchaço.
Uma pessoa adquire elefantíase quando é picada por mosquitos do gênero Culex.

  




Os Anelídeos


·         São chamados de anelídeos porque possuem o corpo em anéis.
·         Habitat preferencial: Solo úmido, água doce e água salgada.  
·         O principal representante dos anelídeos é a minhoca.

Características gerais das minhocas

Desenho de uma minhoca mostrando boca, ânus e clitelo.  Página 186
- Sistema digestório completo
- Possui uma região mais larga denominada Clitelo que tem função reprodutiva.
- Distinguem cores claras e escuras.
- Possuem cerdas para locomoção.
- Respiram pela pele.
- Possui sangue com hemoglobina.
- São hermafroditas, mas são incapazes de se autofecundar.

A digestão das minhocas

Desenho de do sistema digestório da minhoca.  Página 187
- Alimentam-se de folhas caídas e restos orgânicos misturados ao solo.
- Possui glândulas na faringe de lubrificação.
- Possui boca e ânus.


Os principais grupos de Anelídeos

Quantidade de cerdas
Representante
Oligoquetas
Poucas
Minhoca
Poliquetas
Muitas
Palolo
Hirudíneos 
Sem cerdas
sanguessugas





Os Moluscos


·         São chamados de moluscos porque possuem o corpo mole.
·         Habitat preferencial: a maioria vive no mar, alguns na terra, outros na água doce.
·         A maioria é protegida por uma concha calcária ou valva.

O corpo dos moluscos
O corpo dos caracóis é dividido em cabeça, pé e massa visceral.

Desenho externo de um caracol (página 188)

A fabricação da concha acontece no manto, onde existe uma fina epiderme chamada manto. Moluscos como as lesmas e os polvos não possuem concha.

Os grupos dos moluscosOs grupos dos moluscos

Características principal
Representantes
Bivalves
Possuem duas valvas. Produzem pérolas.
Ostras e mexilhoes
Gastrópodes
Possuem os pés ligados à massa visceral
Caracois, caramujos e lesmas.
Cefalópodes
Possuem os pés ligados à cabeça
Polvos, lulas, náutilos e Sépias.

 

Os Artrópodes


·         São chamados de artrópodes porque possuem pés articulados.
·         Possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome ou em cabeça e cefalotórax
·         Possui um esqueleto externo chamado exoesqueleto.
·         O esqueleto é formado de quitina.
1. Os insetos
Desenvolvimento dos insetos
·         Desenvolvimento direto:
Sem metamorfose. Exemplos: traças
Desenho esquemático (página 196)
·         Desenvolvimento incompleto:
Metamorfose incompleta. Exemplo: gafanhoto e a barata.
Desenho esquemático (página 196)
·         Desenvolvimento completo:
Com metamorfose. Exemplo: borboletas, besouros e moscas.
Desenho esquemático (página 197)

2. Os crustáceos
- Principais representantes: camarões, lagostas, siris, caranquejos, tatuzinhos-de-jardins, e cracas.
- Quanto à alimentação podem ser filtradores e carnívoros.

Desenho de um camarão (página 199)

3. Os aracnídeos
- São representados pelas aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros.

·         As aranhas
Desenho de uma aranha.  Página 201
- As quelíceras servem para inocular o veneno.
- Os pedipalpos servem para manipulação do alimento.
- No abdome possuem glândulas fiandeiras que servem para fazer a teia.




·         Os escorpiões
Desenho de um escorpião.  Página 202
- As quelíceras servem para tritura o alimento.
- Os pedipalpos são usados como pinças que prendem as presas capturadas.
- Possuem uma glândula de veneno no aguilhão.

·         Os carrapatos
Desenho de um carrapato
- Alimentam-se geralmente de sangue.
- São parasitas que causam grandes prejuízos aos seres humanos.

·         Os ácaros
Desenho de um ácaro
Página 202
- Habitat: Solo, água doce ou salgada.
- São seres bem pequenos, geralmente microscópicos.
- Causam uma doença conhecida como sarna.


4. Os Quilópodes
- Representantes são as centopeias e lacraias.
- Possuem uma estrutura de inoculação de veneno denominada forcípula.

Desenho de uma centopeia (página 203)


5. Os Diplópodes
- Representantes são os piolhos de cobra ou embuás.
- Não são venenosos.

Desenho de um piolho de cobra (página 203)





Os Equinodermos

·         São chamados de equinodermos porque possuem o corpo cheio de espinhos.
·         Possui um esqueleto interno chamado endoesqueleto.
·         São animais de habitat marinho.


Desenho de uma estrela do mar (página 209)


As classes de equinodermos






















               Parte 2 - Zoologia de Cordados

Os Peixes


·         Habitat: exclusivamente em ambientes aquáticos.

As características dos peixes que favorecem a vida na água
- Corpo com forma hidrodinâmica, isto é, achatado e alongado.
- Presença de nadadeiras para locomoção.
- Corpo recoberto por escamas e glândulas  produtoras de muco que diminuem o atrito com a água.
- Musculatura do tronco segmentada que permite movimentos ondulatórios.

Temperatura corporal: Pecilotérmicos (varia conforme o ambiente)

Respiração e Circulação de Sangue
- Respiração por brânquias ou guelras.
- Coração com duas cavidades – um átrio e um ventrículo – circulando sangue não oxigenado.

Desenho respiração dos peixes (página 217)

Alimentação e digestão
- Tipo de alimentação: herbívora, carnívora e alimentação diversa.
- O sistema digestório é constituído de boca, faringe, esôfago, estômago e intestino.
- Possui duas glândulas anexas, sendo: o fígado  e o pâncreas.

Os sentidos
Função
Bolsas olfatórias
Percepção de cheiros das substâncias dissolvidas na água.
Olhos
Formar imagens nítidas a curtas distâncias
Linha lateral (células sensoriais)
Perceber diferenças de pressão na água, correntes vibratórias e direção da água.

Classes dos peixes
Características
Condrictes
Osteictes
Esqueleto
Cartilaginoso
Ósseo
Brânquias
Sem opérculo
Com opérculo
Boca
Parte ventral
Parte anterior
Bexiga natatória
Ausente
Presente
Sistema digestório
Com cloaca
Sem cloaca
Desenho
Desenho Página 220
Desenho Página 222

Reprodução dos peixes
- Os ovos dão origem aos alevinos.
- Em cartilaginosos a fecundação é interna, ou seja, macho introduz espermatozoides dentro da fêmea.
- Maioria dos peixes são ovíparos (desenvolvimento em ovo, fora do corpo da mãe).
-Alguns peixes são ovovivíparos (desenvolvimento em ovo, dentro do corpo da mãe).




Os Anfíbios


·         Representantes: sapos, rãs, pererecas, salamandras e cobra-cegas.

A pele dos anfíbios
- Pele úmida, geralmente sem escamas e pobre em queratina.
- Pele permeável, devido à baixa quantidade de queratina.
- Pouca defesa a desidratação.
- Podem absorver água pela pele.

Temperatura corporal: Pecilotérmicos (varia conforme o ambiente)

Respiração e Circulação de Sangue
- Respiração por brânquias quando larva e respiração por pulmões e pela pele quando adultos.  
- Coração com três cavidadesdois átrios e um ventrículo – no ventrículo sangue não oxigenado mistura ao sangue oxigenado.

Alimentação e digestão
- Tipo de alimentação: carnívora
- Características da língua: serve para capturar insetos que estejam voando nas proximidades.
- O sistema digestório é constituído de boca, faringe, esôfago, estômago e intestino delgado, instino grosso e cloaca.

Desenho da importância da língua (página 229)


Os sentidos
Características
Olhos
Protegidos com pálpebras e com glândulas produtoras de substâncias lubrificantes. Com membrana nictitante para proteção.
Orelhas
Não possuem orelhas, possuem uma membrana que emite sons.


Classes dos anfíbios
Características
Anuros
Urodelos
Ápodes
Cauda/pés
Sem cauda
Com cauda
Sem pés
representantes
Sapos, rãs e pererecas
Salamandras e tritões
Cobras-cegas
Desenho
Desenho Página 230
Desenho Página 230
Desenho Página 230


Reprodução dos anfíbios
Esquema mostrando as seis etapas da reprodução dos sapos.

Desenho Página 231 e 232




Os Répteis


·         Representantes: _______________________________________________________________________

A pele dos répteis
- Possuem o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável.
- Possuem células ricas em queratina que tem função de proteção contra dessecamento.
- A pele pode ser recoberta por escamas (serpentes), placas ( jacarés e crocodilos) ou carapaças (tartarugas e jabutis).

Temperatura corporal: Pecilotérmicos (varia conforme o ambiente)

Respiração e Circulação de Sangue
- Respiração é pulmonar.   
- Coração da maioria dos répteis possui quatro cavidadesdois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos.

Alimentação e digestão
- Tipo de alimentação: da maioria dos répteis: carnívora
- O sistema digestório é completo com intestino grosso terminando na cloaca.

Os sentidos
- Visão bem desenvolvida, com olhos com pálpebras e membrana nictitante que auxilia na proteção.
- Alguns possuem olfato bem desenvolvido.

Classificação dos répteis

Quelônios

Habitat
Adaptações para locomoção
Tartarugas
Água doce ou salgada
Pernas em formato de nadadeira
Jabutis
Terrestres
Possuem dedos grossos
Cágados
Água doce e margens terrestres
Dedos com membranas para natação.

Crocodilianos
- Representantes: crocodilos e jacarés
- Características dos crocodilos: grande, corpo alongado e recoberto por placa córnea, com quatro membros de locomoção aquática ou terrestre. Boca fechada dentes para fora. Cabeça estreita.
- Características dos jacarés: Tem a cabeça mais larga e arredondada, boca fechada dentes para dentro.
Escamados
- Representantes: lagartos e serpentes.
Podem ser divididos em dois grupos:

Lacertílios
Ofídios











As aves


A pele das aves
- As aves tem pele  _______________,sem _____________________ e rica em __________________________
- Nos dias frios, o eriçamento das penas retém ___________________________________________________.
- As penas das aves são __________________ à água por serem lubrificadas por substâncias ______________.
- Possuem ________________________ próximo à cauda para produzir óleo.
Temperatura corporal: ___________________ (não varia conforme o ambiente)

Respiração e Circulação de Sangue
- Respiração é __________________. Com narinas que ficam no ____________, traqueia, brônquios e pulmões.
- Possui a _____________________ que permite a ave cantar.
- Os pulmões possuem _____________ para reservar ar.  Tais estruturas prolongam-se até os _______________
- Coração da maioria das aves possui ____________  cavidades  – ____________  átrios e ____________   ventrículos totalmente separados. 

                                                           Respiração das aves
Alimentação e digestão
- O bico das aves serve para: ____________________
____________________________________________

- O sistema digestório é completo com ____________ ______________________ ____________________ .

- O intestino das aves termina numa ______________ que serve com ductos dos sistema _______________, ___________________ e _______________________.



Os sentidos
- Possuem a _______________ e a ______________ bem  desenvolvida.
- A visão aguçada ajuda na _____________________________________________________________________.

Adaptações ao voo

Existem seis características que permitiram o voo das aves, sendo eles:
·           ______________________________________________
·           ______________________________________________
·           ______________________________________________
·           ______________________________________________
·           ______________________________________________
·           ______________________________________________

Reprodução das aves

- Possuem sexos ______________ e são ___________________.
- A fecundação é _____________________.
- É necessário um período de incubação para desenvolvimento dos _________________.
- A clara do ovo serve como _____________.
- A gema do ovo contém o ______________
Material rico que alimenta o embrião.



Os mamíferos


Representantes: _____________________________________________________________________________

A pele dos mamíferos
- Os mamíferos têm em geral a pele rica em___________________ e recoberta por _______________.
- Os pelos servem para _______________________________.
- Possuem tecido _________________________ sob a pele para armazenar gorduras. Tal camada de gordura atua como um ___________________________________________________.
- Somente os mamíferos possuem ______________________ e ____________________________ na pele.

Temperatura corporal: ___________________ (não varia conforme o ambiente)

Respiração e Circulação de Sangue
- Respiração é __________________. O tubo respiratório é formado de: ________________________________
___________________________________________________________________________________________.
- Coração dos mamíferos  possui ____________  cavidades  – ____________  átrios e ____________   ventrículos totalmente separados. 
Alimentação e digestão
- Possuem sistema digestório completo com ____________________________________________.
- A digestão começa na ________________, onde os alimentos são mastigados e sofrem a ação da saliva.
- Após o alimento pela  ____________________ e pelo ______________ chegando no __________________.
- No estômago há produção de __________________.
- Após o alimento vai para o _____________________ para digestão dos nutrientes lá recebe a ___________ (do fígado), o _____________________ (do pâncreas) e o _______________________ (do Intestino).
- Os resíduos alimentares não aproveitados vão para o ___________________ e saem no _______________.

Os sentidos
- Em geral são bem desenvolvidos, porém podem variar bastante conforme a espécie.
- Animais como ______________________________________ possuem olfato apurado.
- Em humanos o ___________________ e a _____________________ são apurados.

Classificação dos mamíferos

Monotremados
Ex:
Marsupiais
Ex:
Quirópteros
Ex:
Cétaceos
Ex:
Sirênios
Ex:
Carnívoros
Ex:
Artiodáctilos
Ex:
Perissodáctilos
Ex:
Roedores
Ex:
Proboscídeos
Ex:
Xenartros
Ex:
Primatas
Ex:

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Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

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