·
CONSTRUÇÃO DE UM PORTFÓLIO DE ZOOLOGIA
Cada aluno construirá no decorrer
do 4º bimestre um portfólio de Zoologia. Este portfólio deverá conter as
principais características das principais divisões taxonômicas do Reino Animal,
sendo:
O REINO DOS ANIMAIS (I): OS
INVERTEBRADOS
- Os poríferos
- Os cnidários
- Os platelmintos
- Os nematódeos
- Os anelídeos
- Os moluscos
- Os artrópodes
- Os equinodermos
O REINO DOS ANIMAIS (II): OS CORDADOS
- Os peixes
- Os anfíbios
- Os répteis
- As aves
- Os mamíferos
Os
esquemas para construção do portfólio estão nos planos de aula a seguir.
Parte 1 - Zoologia de Invertebrados
Os poríferos
·
São
chamados de poríferos porque possuem o corpo cheio de poros.
·
Habitat: vivem fixos em
rochas e outras estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias
de coloração variada.
·
Alimentação: Restos
orgânicos ou de microorganismos que capturam filtrando água que penetra no seu
corpo.
Organização do corpo
Desenho do corpo de
um porífero (página 161).
Reprodução dos
poríferos
·
Assexuada
Desenho da reprodução
assexuada (página 162)
·
Sexuada
Desenho da reprodução
sexuada (página 162)
Os Cnidários
·
São
chamados de cnidários porque possuem o corpo cheio de células urticantes.
Organização do corpo
dos cnidários
·
Pólipos:
aqueles que têm o corpo cilíndrico e vivem geralmente fixos.
(desenho pólipo página 163)
·
Medusas:
aqueles que têm o corpo forma que lembra um guarda-chuva.
(desenho
medusa página 163)
O corpo dos cnidários possui uma única boca
que fica em contato com a cavidade digestória.
O corpo dos cnidários apresentam células de defesa que
queimam. Estas células são chamadas de cnidócitos.
(Desenho página 164 mostrando um cnidócito)
As principais
classes de Cnidários
Representantes
|
|
Hidrozoários
|
Hidras e caravelas
|
Cifozoários
|
Águas vivas
|
Antozoários
|
Anêmonas-do-mar ou actínias e corais
|
Reprodução dos cnidários
·
Assexuada por brotamento
Desenho da reprodução assexuada
(página 166)
·
Sexuada
Desenho da reprodução sexuada
(página 167)
·
Alternância de fases assexuada e sexuada
Desenho da reprodução
sexuada (página 167)
Os Platelmintos
·
São
chamados de platelmintos porque possuem o corpo achatado.
·
Habitat
preferencial: ambientes aquáticos, oceanos, rios e lagos. Também
em ambientes úmidos.
·
Possuem
sistema digestório incompleto. Somente com boca. Sem ânus.
As planárias
Medem cerca de 1,5 cm de comprimento.
Locomovem-se por cílios.
Alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de
animais maiores.
Desenho de uma planária com suas estruturas (página 172)
As planárias são hermafroditas.
Durante o acasalamento elas trocam espermatozoides e liberam os ovos
no meio externo.
Desenho do acasalamento da planária (página 173)
As planárias tem grande capacidade de regeneração,
pois cada pedaço cortado do seu corpo vira uma nova planária.
Desenho da regeneração das planárias (página 173)
As Tênias
São também conhecidas por Solitárias.
Podem atingir até oito metros de comprimento.
Existem dois tipos a Taenia solium (parasita o
porco) e a Taenia saginata (parasita o boi). Elas
possuem cabeças diferentes.
Desenho da cabeça da Taenia solium e da Taenia Saginata (página 174)
A tênia pode causar duas doenças a Teníase
e a Cisticercose.
O esquistossomo
Nome científico: Schistossoma
mansoni
Causa a doença: esquistossomose
Possuem sexos separados, o macho abriga a fêmea
num canal na época da reprodução.
Desenho do esquistossomo macho e fêmea (página 176)
Os Nematelmintos
·
São
chamados de nematelmintos porque possuem o corpo cilíndrico
·
Habitat
preferencial: vida livre e vivem em ambiente aquático ou
terrestre; outras são parasitas
·
Possuem
sistema digestório completo. Somente com boca eânus.
O ancilóstomo
Nome científico: Ancylostoma
duodenale
Causa uma doença conhecida como amarelão,
pois o doente fica com a pele amarelada.
Sintomas: lesões na parede do intestino que geram
anemias.
As pessoas pegam ancilostomíase quando andam
descalças em solo contaminado.
Para evitar o amarelão, é importante: não
andar descalço em solos que possam abrigar as larvas do parasita, além de ter
cuidados higiênicos.
Desenho do ciclo de vida do ancilóstomo (página 178)
As lombrigas
Nome científico: Ascaris
lumbricoides
Causa uma doença conhecida como ascaridíase.
Sintomas: náuseas, vômitos, cólicas abdominais e
emagrecimento.
As pessoas pegam ascaridíase quando comem
alimentos contaminados com ovos da lombriga.
Para evitar a ascaridíase, é importante lavar
frutas e verduras, ingerir água tratada ou fervida e usar instalações sanitárias adequadas.
Desenho do ciclo de vida da lombriga (página 179)
Os oxiúros
Nome científico: Enterobius
vermicularis
Causa uma doença conhecida como oxiurose.
Sintomas: hemorragias e coceiras anais.
As pessoas pegam oxiurose quando comem alimentos e
água contaminadas com ovos dos oxiúros.
Desenho das fases de vida do oxiúros
(página 180)
As Filárias
Causa uma doença conhecida como elefantíase.
Os vermes se alojam em vasos linfáticos de
estruturas humanas como mamas e pernas.
O principal sintoma é o inchaço.
Uma pessoa adquire elefantíase quando é
picada por mosquitos do gênero Culex.
Os Anelídeos
·
São
chamados de anelídeos porque possuem o corpo em anéis.
·
Habitat
preferencial: Solo úmido, água doce e água salgada.
·
O
principal representante dos anelídeos é a minhoca.
Características
gerais das minhocas
Desenho de uma minhoca mostrando boca,
ânus e clitelo. Página 186
|
- Sistema digestório completo
- Possui uma região mais larga
denominada Clitelo que tem função reprodutiva.
- Distinguem cores claras e escuras.
- Possuem cerdas para locomoção.
- Respiram pela pele.
- Possui sangue com hemoglobina.
- São hermafroditas, mas são incapazes
de se autofecundar.
|
A digestão das
minhocas
Desenho de do sistema digestório da
minhoca. Página 187
|
- Alimentam-se de folhas caídas e
restos orgânicos misturados ao solo.
- Possui glândulas na faringe de
lubrificação.
- Possui boca e ânus.
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Os principais grupos
de Anelídeos
Quantidade
de cerdas
|
Representante
|
|
Oligoquetas
|
Poucas
|
Minhoca
|
Poliquetas
|
Muitas
|
Palolo
|
Hirudíneos
|
Sem cerdas
|
sanguessugas
|
Os Moluscos
·
São
chamados de moluscos porque possuem o corpo mole.
·
Habitat
preferencial: a maioria vive no mar, alguns na terra, outros na
água doce.
·
A
maioria é protegida por uma concha calcária ou valva.
O corpo dos moluscos
O corpo dos caracóis é dividido em cabeça,
pé e massa visceral.
Desenho externo de um caracol (página 188)
A fabricação da concha acontece no manto,
onde existe uma fina epiderme chamada manto. Moluscos como as
lesmas e os polvos não possuem concha.
Os grupos dos moluscosOs grupos dos moluscos
Características
principal
|
Representantes
|
|
Bivalves
|
Possuem duas valvas. Produzem pérolas.
|
Ostras e mexilhoes
|
Gastrópodes
|
Possuem os pés ligados à massa visceral
|
Caracois, caramujos e lesmas.
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Cefalópodes
|
Possuem os pés ligados à cabeça
|
Polvos, lulas, náutilos e Sépias.
|
Os Artrópodes
·
São
chamados de artrópodes porque possuem pés articulados.
·
Possuem
o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome ou em cabeça
e cefalotórax
·
Possui
um esqueleto externo chamado exoesqueleto.
·
O
esqueleto é formado de quitina.
1. Os insetos
Desenvolvimento dos
insetos
·
Desenvolvimento direto:
Sem metamorfose. Exemplos: traças
Desenho esquemático (página 196)
·
Desenvolvimento incompleto:
Metamorfose incompleta. Exemplo: gafanhoto
e a barata.
Desenho esquemático (página 196)
·
Desenvolvimento completo:
Com metamorfose. Exemplo: borboletas,
besouros e moscas.
Desenho esquemático (página 197)
2. Os crustáceos
- Principais representantes: camarões, lagostas,
siris, caranquejos, tatuzinhos-de-jardins, e cracas.
- Quanto à alimentação podem ser filtradores e carnívoros.
Desenho de um camarão (página
199)
3. Os aracnídeos
- São representados pelas aranhas, escorpiões,
carrapatos e ácaros.
·
As aranhas
Desenho de uma aranha. Página 201
|
- As quelíceras servem para inocular o
veneno.
- Os pedipalpos servem para manipulação do
alimento.
- No abdome possuem glândulas
fiandeiras
que servem para fazer a teia.
|
·
Os escorpiões
Desenho de um escorpião. Página 202
|
- As quelíceras servem para tritura o
alimento.
- Os pedipalpos são usados como pinças
que prendem
as presas capturadas.
- Possuem uma glândula de
veneno no
aguilhão.
|
·
Os carrapatos
Desenho de um carrapato
|
- Alimentam-se geralmente de sangue.
- São parasitas que causam grandes prejuízos aos seres humanos.
|
·
Os ácaros
Desenho de um ácaro
Página 202
|
- Habitat: Solo, água doce ou salgada.
- São seres bem pequenos, geralmente microscópicos.
- Causam uma doença conhecida como sarna.
|
4. Os Quilópodes
- Representantes são as centopeias e lacraias.
- Possuem uma estrutura de inoculação de veneno denominada forcípula.
Desenho de uma centopeia (página
203)
5. Os Diplópodes
- Representantes são os piolhos de cobra ou
embuás.
- Não são venenosos.
Desenho de um piolho de cobra
(página 203)
Os Equinodermos
·
São
chamados de equinodermos porque possuem o corpo cheio de
espinhos.
·
Possui
um esqueleto interno chamado endoesqueleto.
·
São
animais de habitat marinho.
Desenho de uma estrela do mar
(página 209)
As classes de
equinodermos
Parte 2 - Zoologia de Cordados
Os Peixes
·
Habitat:
exclusivamente em ambientes aquáticos.
As características
dos peixes que favorecem a vida na água
- Corpo com forma hidrodinâmica,
isto é, achatado e alongado.
- Presença de nadadeiras para locomoção.
- Corpo recoberto por escamas e glândulas
produtoras de muco que diminuem o atrito com a
água.
- Musculatura do tronco segmentada que permite movimentos
ondulatórios.
Temperatura
corporal: Pecilotérmicos
(varia conforme o ambiente)
Respiração e
Circulação de Sangue
- Respiração por brânquias ou guelras.
- Coração com duas cavidades – um átrio e
um ventrículo – circulando sangue não oxigenado.
Desenho respiração dos peixes (página 217)
Alimentação e
digestão
- Tipo de alimentação: herbívora, carnívora e
alimentação diversa.
- O sistema digestório é constituído de boca,
faringe, esôfago, estômago e intestino.
- Possui duas glândulas anexas, sendo: o
fígado e o pâncreas.
Os
sentidos
|
Função
|
Bolsas olfatórias
|
Percepção de cheiros das substâncias
dissolvidas na água.
|
Olhos
|
Formar imagens nítidas a curtas
distâncias
|
Linha lateral (células sensoriais)
|
Perceber diferenças de pressão na água,
correntes vibratórias e direção da água.
|
Classes dos peixes
Características
|
Condrictes
|
Osteictes
|
Esqueleto
|
Cartilaginoso
|
Ósseo
|
Brânquias
|
Sem opérculo
|
Com opérculo
|
Boca
|
Parte ventral
|
Parte anterior
|
Bexiga
natatória
|
Ausente
|
Presente
|
Sistema
digestório
|
Com cloaca
|
Sem cloaca
|
Desenho
|
Desenho Página 220
|
Desenho Página 222
|
Reprodução dos
peixes
- Os ovos dão origem aos alevinos.
- Em cartilaginosos a fecundação é
interna, ou seja, macho introduz espermatozoides dentro da
fêmea.
- Maioria dos peixes são ovíparos
(desenvolvimento em ovo, fora do corpo da mãe).
-Alguns peixes são ovovivíparos
(desenvolvimento em ovo, dentro do corpo da mãe).
Os Anfíbios
·
Representantes:
sapos, rãs, pererecas, salamandras e cobra-cegas.
A pele dos anfíbios
- Pele úmida, geralmente sem
escamas e pobre em queratina.
- Pele permeável, devido à baixa
quantidade de queratina.
- Pouca defesa a desidratação.
- Podem absorver água pela
pele.
Temperatura
corporal: Pecilotérmicos
(varia conforme o ambiente)
Respiração e
Circulação de Sangue
- Respiração por brânquias quando larva e respiração
por pulmões e pela pele quando adultos.
- Coração com três cavidades – dois
átrios e um ventrículo – no ventrículo sangue não oxigenado mistura
ao sangue oxigenado.
Alimentação e
digestão
- Tipo de alimentação: carnívora
- Características da língua: serve para capturar insetos
que estejam voando nas proximidades.
- O sistema digestório é constituído de boca,
faringe, esôfago, estômago e intestino delgado, instino grosso e cloaca.
Desenho da importância da língua (página 229)
Os
sentidos
|
Características
|
Olhos
|
Protegidos com pálpebras e com glândulas
produtoras de substâncias lubrificantes. Com membrana nictitante para
proteção.
|
Orelhas
|
Não possuem orelhas, possuem uma
membrana que emite sons.
|
Classes dos anfíbios
Características
|
Anuros
|
Urodelos
|
Ápodes
|
Cauda/pés
|
Sem cauda
|
Com cauda
|
Sem pés
|
representantes
|
Sapos, rãs e pererecas
|
Salamandras e tritões
|
Cobras-cegas
|
Desenho
|
Desenho Página 230
|
Desenho Página 230
|
Desenho Página 230
|
Reprodução dos
anfíbios
Esquema mostrando as seis etapas da reprodução dos sapos.
Desenho Página 231 e 232
Os Répteis
·
Representantes:
_______________________________________________________________________
A pele dos répteis
- Possuem o corpo recoberto por uma pele seca e
praticamente impermeável.
- Possuem células ricas em queratina que
tem função de proteção contra dessecamento.
- A pele pode ser recoberta por escamas (serpentes),
placas ( jacarés e crocodilos) ou
carapaças (tartarugas e jabutis).
Temperatura
corporal: Pecilotérmicos
(varia conforme o ambiente)
Respiração e
Circulação de Sangue
- Respiração é pulmonar.
- Coração da maioria
dos répteis possui quatro
cavidades – dois átrios e dois
ventrículos parcialmente divididos.
Alimentação e
digestão
- Tipo de alimentação: da maioria dos répteis: carnívora
- O sistema digestório é completo com intestino
grosso terminando na cloaca.
Os sentidos
- Visão bem desenvolvida, com olhos com pálpebras
e membrana nictitante que auxilia na proteção.
- Alguns possuem olfato bem
desenvolvido.
Classificação dos
répteis
Quelônios
Habitat
|
Adaptações
para locomoção
|
|
Tartarugas
|
Água doce ou salgada
|
Pernas em formato de nadadeira
|
Jabutis
|
Terrestres
|
Possuem dedos grossos
|
Cágados
|
Água doce e margens terrestres
|
Dedos com membranas para natação.
|
Crocodilianos
- Representantes: crocodilos e jacarés
- Características dos crocodilos: grande,
corpo alongado e recoberto por placa córnea, com quatro membros de locomoção
aquática ou terrestre. Boca fechada dentes para fora. Cabeça estreita.
- Características dos jacarés: Tem a cabeça mais
larga e arredondada, boca fechada dentes para dentro.
Escamados
- Representantes: lagartos e serpentes.
Podem ser divididos em dois grupos:
Lacertílios
|
Ofídios
|
As aves
A pele das aves
- As aves tem pele _______________,sem _____________________ e rica em
__________________________
- Nos dias frios, o eriçamento das penas retém ___________________________________________________.
- As penas das aves são __________________ à água por serem
lubrificadas por substâncias ______________.
- Possuem ________________________ próximo à cauda para
produzir óleo.
Temperatura
corporal: ___________________
(não varia conforme o ambiente)
Respiração e
Circulação de Sangue
- Respiração é __________________. Com narinas que ficam no ____________,
traqueia, brônquios e pulmões.
- Possui a _____________________ que permite a ave cantar.
- Os pulmões possuem _____________ para reservar ar. Tais estruturas prolongam-se até os
_______________
- Coração da maioria das aves possui ____________ cavidades – ____________ átrios e ____________ ventrículos totalmente
separados.
Alimentação e
digestão
- O bico das aves serve para: ____________________
____________________________________________
- O sistema digestório é completo com ____________ ______________________
____________________ .
- O intestino
das aves termina numa ______________ que serve com ductos dos sistema
_______________, ___________________ e _______________________.
Os sentidos
- Possuem a _______________ e a ______________ bem desenvolvida.
- A visão aguçada ajuda na _____________________________________________________________________.
Adaptações ao voo
Existem seis características que
permitiram o voo das aves, sendo eles:
·
______________________________________________
·
______________________________________________
·
______________________________________________
·
______________________________________________
·
______________________________________________
·
______________________________________________
|
Reprodução das aves
- Possuem sexos ______________ e são ___________________.
- A fecundação é _____________________.
- É necessário um período de incubação
para desenvolvimento dos _________________.
- A clara do ovo serve como
_____________.
- A gema do ovo contém o ______________
Material rico que alimenta o embrião.
|
Os mamíferos
Representantes:
_____________________________________________________________________________
- Os mamíferos têm em geral a pele rica
em___________________ e recoberta por _______________.
- Os pelos servem para _______________________________.
- Possuem tecido _________________________ sob a pele para
armazenar gorduras. Tal camada de gordura atua como um
___________________________________________________.
- Somente os mamíferos possuem ______________________ e
____________________________ na pele.
Temperatura
corporal: ___________________
(não varia conforme o ambiente)
Respiração e
Circulação de Sangue
- Respiração é __________________. O tubo respiratório é formado de:
________________________________
___________________________________________________________________________________________.
- Coração dos mamíferos possui ____________ cavidades
– ____________ átrios e ____________ ventrículos totalmente
separados.
Alimentação e
digestão
- Possuem sistema digestório completo com
____________________________________________.
- A digestão começa na ________________, onde os alimentos
são mastigados e sofrem a ação da saliva.
- Após o alimento pela
____________________ e pelo ______________ chegando no
__________________.
- No estômago há produção de __________________.
- Após o alimento vai para o _____________________ para digestão
dos nutrientes lá recebe a ___________ (do fígado), o _____________________ (do
pâncreas) e o _______________________ (do Intestino).
- Os resíduos alimentares não aproveitados vão para o
___________________ e saem no _______________.
Os sentidos
- Em geral
são bem desenvolvidos, porém podem variar bastante conforme a espécie.
- Animais
como ______________________________________ possuem olfato apurado.
- Em humanos
o ___________________ e a _____________________ são apurados.
Classificação dos mamíferos
Monotremados
Ex:
|
Marsupiais
Ex:
|
Quirópteros
Ex:
|
Cétaceos
Ex:
|
Sirênios
Ex:
|
Carnívoros
Ex:
|
Artiodáctilos
Ex:
|
Perissodáctilos
Ex:
|
Roedores
Ex:
|
Proboscídeos
Ex:
|
Xenartros
Ex:
|
Primatas
Ex:
|