Atividades Complementares reflexivas sobre Relações Ecológicas

Atividades Complementares reflexivas sobre Relações Ecológicas 

I. A relação entre morcegos e plantas produtoras de frutos é chamada mutualismo. A palavra mútuo significa ‘troca’, ‘permuta’. Interprete o trecho acima e explique por que a relação estabelecida entre os morcegos e as plantas recebe esse nome.
O texto diz que a relação entre morcegos e certas plantas produtoras de fruto é benéfica para ambos, daí o nome dado à relação: mutualismo. Os morcegos obtêm alimento nas plantas (frutos) e as plantas têm suas sementes dispersadas pelos morcegos.

II. A atividade de certas abelhas beneficia alguns interesses humanos. Cite um desses interesses.
Obtenção do mel: reprodução de muitas espécies de plantas portadoras de flores e o consequente equilíbrio biológico de vários ecossistemas; e obtenção de cera, geleia real e própolis para a fabricação de produtos diversos.

III. São poucas as espécies de formigas que podem prejudicar certos interesses humanos. Identifique dois tipos de prejuízo que as formigas podem causar aos nossos interesses.
Nas moradias as formigas podem atacar alimentos e danificar objetos. Plantas cultivadas também podem ser atacadas por algumas espécies de formigas.

IV. Leia o trecho abaixo e responda:
A rêmora (ou peixe-piolho) tem cerca de 50 centímetros de comprimento e possui ventosas na cabeça. Por meio dessas ventosas, a rêmora pode se fixar no corpo de animais, como o tubarão e a arraia, e ser por eles transportada. Quando tubarões ou arraias se alimentam de algum outro animal, restos desse alimento podem flutuar na água. As rêmoras, então, alimentam-se desses restos.
Pense: qual espécie é beneficiada na relação entre a rêmora e o tubarão? Como ocorre esse benefício?
As rêmoras são beneficiadas, pois, além de serem transportadas, obtêm alimento. As arraias e os tubarões não são prejudicados pelas rêmoras, pois elas apenas se fixam ao corpo desses animais, não lhes causando prejuízo algum.

V. As orquídeas podem ser encontradas sobre troncos e galhos de árvores em matas, como a floresta amazônica, e no alto das árvores.
Pense: para as orquídeas, qual a vantagem de viver sobre galhos, no alto das árvores?
As orquídeas utilizam as árvores hospedeiras como suporte e são beneficiadas por obter maior luminosidade.

VI. Você estudou que abelhas polinizam plantas diversas. Será que nessa relação entre abelhas e plantas ambas as espécies são beneficiadas? Explique.
Sim, as abelhas são beneficiadas, pois obtêm alimento das plantas (pólen, néctar); as plantas também são beneficiadas, já que a polinização é fundamental para a formação de sementes e, portanto, para a reprodução dessas plantas.

VII. Observe as figuras e responda:



a) Quem ganha e quem perde em situações como as representadas acima?
Quem ganha: o sapo e o pernilongo. quem perde: o inseto capturado pelo sapo e o ser humano, cujo sangue é sugado pelo pernilongo.

b) Estabeleça uma semelhança e uma diferença entre as atividades do sapo e do pernilongo vistas nas imagens.
Semelhança: tanto o sapo como o pernilongo estão obtendo alimento. Diferença: enquanto o sapo mata o inseto capturado, o pernilongo, embora prejudique o ser humano ao sugar-lhe o sangue, não lhe provoca a morte.

VIII. O gavião-real, também conhecido como harpia ou uiraçu-verdadeiro, pode ser encontrado em matas brasileiras, como a mata atlântica. Pesquise e dê três exemplos de animais que o gavião-real pode capturar e usar como alimento.
Respostas corretas possíveis: pacas, cutias, serpentes, pássaros diversos, macacos, etc.

IX. Criadores de animais, como bois, cavalos e galinhas, têm uma grande preocupação com os carrapatos que aparecem em suas propriedades e procuram logo combatê-los. Escreva em seu caderno uma explicação para essa atitude.
Carrapatos são animais que sugam o sangue humano e também de outros animais, como bois, cavalos e aves (são animais hematófagos). Podem também transmitir certas doenças aos seres humanos e provocar prejuízos econômicos, pois chegam a comprometer o desenvolvimento dos animais hospedeiros.

X. Observe a foto ao lado.

Certos animais são considerados indesejáveis nas lavouras. Explique por quê.
Roedores comem (entre outros alimentos) sementes de trigo, de milho e de arroz, por exemplo, e podem prejudicar interesses humanos.








Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.