Atividades Complementares
Cupins: no Campo e na cidade
Os cupins, ou térmitas, são insetos sociais que contribuem para melhorar a qualidade do solo em campos e florestas, participando, por exemplo, da reciclagem de nutrientes e da drenagem de água. Entretanto, esses insetos podem causar prejuízos consideráveis aos interesses humanos.
Os cupins de vida subterrânea são os que causam os maiores danos à agricultura, em todo o mundo. Podem destruir sementes e atacar raízes de plantas como café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão, mandioca e eucalipto. Os “cupins de montículos”, que constroem seus ninhos na superfície do solo em pequenos montes, podem, por exemplo, dificultar a formação de pastos e danificar mourões de cerca.
Algumas espécies de cupim fazem ninhos nas cidades. Podem então atacar plantas diversas em ruas e praças ou danificar móveis, assoalhos, postes, pilares de madeira, jornais, livros, revistas, tecidos, couro, tijolos, cabos elétricos e telefônicos, entre outras coisas.
Adaptado de: Gallo, Domingos et al. Entomologia agrícola.
Piracicaba: Fundação de estudos agrários Luiz de Queiroz (fealq), 2002. p. 791-797.
Após ler o texto acima, responda:
01. Como os cupins melhorar a qualidade do solo em campos e florestas?
Fazendo a reciclagem de nutrientes e a drenagem da água.
02. Como os cupins subterrâneos causam prejuízos ao ser humano?
Destruindo sementes e atacar raízes de plantas como café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão, mandioca e eucalipto.
03. Como os “cupins de montículos” causam prejuízos ao ser humano?
Dificultando a formação de pastos e danificar mourões de cerca, quando constroem seus ninhos na superfície do solo em pequenos montes.