Atividades Complementares sobre: Cupins: no Campo e na cidade

Atividades Complementares
Cupins: no Campo e na cidade

                Os cupins, ou térmitas, são insetos sociais que contribuem para melhorar a qualidade do solo em campos e florestas, participando, por exemplo, da reciclagem de nutrientes e da drenagem de água. Entretanto, esses insetos podem causar prejuízos consideráveis aos interesses humanos.
                 Os cupins de vida subterrânea são os que causam os maiores danos à agricultura, em todo o mundo. Podem destruir sementes e atacar raízes de plantas como café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão, mandioca e eucalipto. Os “cupins de montículos”, que constroem seus ninhos na superfície do solo em pequenos montes, podem, por exemplo, dificultar a formação de pastos e danificar mourões de cerca.
                Algumas espécies de cupim fazem ninhos nas cidades. Podem então atacar plantas diversas em ruas e praças ou danificar móveis, assoalhos, postes, pilares de madeira, jornais, livros, revistas, tecidos, couro, tijolos, cabos elétricos e telefônicos, entre outras coisas.
Adaptado de: Gallo, Domingos et al. Entomologia agrícola.
Piracicaba: Fundação de estudos agrários Luiz de Queiroz (fealq), 2002. p. 791-797.
Após ler o texto acima, responda:
01. Como os cupins melhorar a qualidade do solo em campos e florestas?
Fazendo a reciclagem de nutrientes e a drenagem da água.

02. Como os cupins subterrâneos causam prejuízos ao ser humano?
Destruindo sementes e atacar raízes de plantas como café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão, mandioca e eucalipto.

03. Como os “cupins de montículos” causam prejuízos ao ser humano?
Dificultando a formação de pastos e danificar mourões de cerca, quando constroem seus ninhos na superfície do solo em pequenos montes.

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Carregando...

Quem sou eu

Minha foto

Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Adicione-se ao Google+ e Confira e fique atualizado

Seguidores O melhor da Biologia

Siga O melhor da Biologia por E-mail e confira todas as novidades

Biologia no ENEM/Vestibular

Deixe aqui seu comentário.