| 
OS SERES VIVOS E O AMBIENTE 
- Quanta vida na Terra! 
- Onde a vida acontece 
- Energia e matéria em um
  ecossistema 
-
  As relações entre os seres vivos 
-
  A distribuição da vida na biosfera 
-
  Biomas brasileiros 
-
  O ser humano e o ambiente  | 
Habilidades básicas conforme CBC de Ciências 
| 
1.0.
  Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de
  características de animais e vegetais presentes nesses ambientes. 
1.1.
  Reconhecer a importância da água, do alimento, da temperatura e da luz nos
  ambientes. 
1.2.
  Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os
  ambientes que esses seres habitam. 
1.3. Reconhecer a
adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de
sobrevivência dos seres vivos. | 
01. Podemos definir biodiversidade
como o conjunto de espécies que determinado ambiente abriga. O Brasil é um dos
países do mundo com maior biodiversidade. A Figura abaixo mostra as três
regiões brasileiras (X, Y e Z) com maior biodiversidade. Marque a alternativa
que corresponde as três regiões com maior biodiversidade conforme localização
no mapa. 
a) X
Floresta Amazônica - Z Cerrado – Y Pantanal
b) X
Cerrado – Z Pantanal – Y Mata Atlântica 
c) X
Floresta Amazônica – Z Pantanal – Y Mata Atlântica 
d) X
Mata Atlântica – Z Pantanal – Y Cerrado 
02. Leia atentamente o texto abaixo
que fala sobre as atividades e comportamentos (“profissão”) de
uma espécie de tamanduá. 
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov.
2006- Adaptado)
Essa descrição sobre o tamanduá
diz respeito ao seu 
a) habitat                                 
b) biótipo                    
c) nível trófico                        
d) nicho ecológico
03. O que as plantas e algas
necessitam para fazer fotossínteses? O que os animais necessitam para a
respiração? Para responder observe a figura abaixo e marque a alternativa
correta. 
a) Para fotossíntese é
necessário: Energia luminosa, gás carbônico e água. 
    Para respiração é necessário: Gás oxigênio
e glicose.
b) Para respiração é necessário:
Energia luminosa, gás carbônico e água.
    Para fotossíntese é necessário: Gás
oxigênio e glicose.
c) Para fotossíntese é
necessário: Gás carbônico e água.
    Para respiração é necessário: Energia
luminosa Gás oxigênio e glicose.
 d) Para fotossíntese e respiração
é necessário somente Energia
04. Quais são os seres produtores de
alimento na água salgada e doce?
a) Plantas 
b) Algas 
c) Bactérias 
d) Plantas e animais 
05. Faça a correspondência entre as
relações ecológicas e marque a alternativa que apresenta a sequencia correta.
| 
(A) Parasitismo  
(B) Inquilinismo 
(C) Canibalismo 
(D) Predatismo 
(E) Sociedade  
(F) Mutualismo 
(G) Comensalismo 
(H) Competição  | 
(        ) Orquídeas vivendo sobre o tronco de
  árvores. 
(        ) Dois cachorros brigando por um
  osso. 
(        ) Abelhas, cupins e formigas
  dividindo funções.  
(        ) Algas e Fungos formando Liquens em
  troncos de árvores de ambientes livres de poluição. 
(        ) Rêmoras comendo restos alimentares de
  tubarões. 
(        ) Piolhos, pulgas e carrapatos se
  alimentando num gado. 
(        ) Um leão comendo uma zebra. 
(        ) Um espécies de louva-a-deus fêmea
  comendo a cabeça de um louva-a-deus macho.  | 
a) H, G, F, E, D, C, B, A         
b) B, H, E, F, G, A, D, C         
c) B, H, G, A, E, F, D, C         
d) B, G, D, F, H, A, E, C
06. Faça a correspondência entre os
principais Biomas brasileiros e marque a alternativa que apresenta a sequencia correta.
(         ) Localiza-se próximo ao litoral (Praias)ou
em trechos montanhosos, onde chove com frequência, é um bioma com grande
biodiversidade e possui grande parte da sua área devastada. 
(  
       ) A região da floresta é
úmida e quente na maior parte do ano, é a maior floresta tropical do mundo. É o
habitat de grande animais como onças e capivaras.
(  
       ) É o único bioma
exclusivamente brasileiro e o menos conhecido de todos. Possui clima seco e
muitas plantas como cactos. 
(          ) É composto por árvores não
muito altas, separadas por áreas onde predominam as gramíneas. É um bioma comum
em Minas Gerais. 
a) B, A, C, D               b) B, A, D, C               c) C, D, A, B               d)
A, B, C, D
07. Marque V ou F nas
alternativas abaixo no que se refere aos desafios mais urgentes do ser humano
para a sustentabilidade do planeta. 
(           ) preservar
as espécies vivas
(           ) Controlar
os níveis de poluição no ar, na água e no solo.
(           ) Jogar lixo
nas florestas para não poluir o ambiente urbano.
(           ) Não
economizar água e outros recursos naturais.
(           ) desenvolver
tecnologias que não agridam o meio ambiente.
(           )
Praticar ações de reciclagem de materiais
(           ) tornar
o conhecimento científico e tecnológico acessível a todos. 
a)
V, V, F, V, V, F, V             
b) V, V,
F, F, V, V, V             
c) V, V, V, V, V, V, V                        
d) F, F, F, F, F, F, F, 
_________________________________________________________________________________
01. Sobre a quantidade de vida
existente no planeta Terra, responda. 
a) O que é biodiversidade? 
b)
Quantas espécies
os cientistas já conseguiram descobrir que existe? Esse número pode mudar? 
c) Pinte no mapa ao lado as três
regiões do Brasil com maior biodiversidade. Use cores diferentes e relacione
essas cores na legenda.
02.
Complete as frases abaixo com as palavras do quadro. 
POPULAÇÃO
– COMUNIDADE – ECOSSITEMAS - BIOSFERA 
NICHO
ECOLÓGICO – HABITAT
a)
O lugar onde determinada espécie vive é o seu ___________________, o seu
“endereço”. 
b)
O conjunto de atividades e comportamentos de uma espécie é chamado de ____________________.
c) Uma _____________________é o conjunto de todas as populações
que vivem em determinada região, mantendo relações mais ou menos juntas entre
si. 
d)
Uma___________________ é o conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em
uma determinada  região. 
e)
A _____________________ é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. 
f)
Os _____________________são as unidade naturais que compreendem todas as
interações dos seres vivos de uma comunidade – entre si e com os fatores
abióticos do ambiente. 
03. Quanto o tipo de alimento
consumido pelos seres vivos, relacione:
(      )
carnívoro                  (a) sangue
(      )
hematófago               (b) detritos
(      )
herbívoro                  (c) carne e
vegetal
(      )
insetívoro                  (d) insetos
(      )
onívoro                     (e) carne
(      )
detritívoro                 (f) plantas 
04. Sobre as relações ecológicas dos
seres vivos, dê três exemplos de:
| 
a)
  espécies que vivem em sociedades. 
______________________________ 
______________________________ 
______________________________ | 
b)
  relações ecológicas onde não há prejuízo para as espécies envolvidas. 
______________________________ 
______________________________ 
______________________________ | 
c)
  relações ecológicas onde pelo menos uma das espécies é prejudicada.  
______________________________ 
______________________________ 
______________________________ | 
05. Quais são os seis grandes
ecossistemas terrestres?
_______________________, _______________________,
_______________________, 
_______________________, _______________________e
_______________________
06. Quais são os nove principais
biomas brasileiros?
_______________________, _______________________,
_______________________, 
_______________________, _______________________,
_______________________, 
_______________________, _______________________e
_______________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 





