Atividades Avaliativas sobre OS SERES VIVOS E O AMBIENTE (ECOLOGIA)

OS SERES VIVOS E O AMBIENTE

- Quanta vida na Terra!
- Onde a vida acontece
- Energia e matéria em um ecossistema
- As relações entre os seres vivos
- A distribuição da vida na biosfera
- Biomas brasileiros
- O ser humano e o ambiente
Habilidades básicas conforme CBC de Ciências 

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.
1.1. Reconhecer a importância da água, do alimento, da temperatura e da luz nos ambientes.
1.2. Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam.
1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos.


01. Podemos definir biodiversidade como o conjunto de espécies que determinado ambiente abriga. O Brasil é um dos países do mundo com maior biodiversidade. A Figura abaixo mostra as três regiões brasileiras (X, Y e Z) com maior biodiversidade. Marque a alternativa que corresponde as três regiões com maior biodiversidade conforme localização no mapa.

 


a) X Floresta Amazônica - Z Cerrado – Y Pantanal
b) X Cerrado – Z Pantanal – Y Mata Atlântica
c) X Floresta Amazônica – Z Pantanal – Y Mata Atlântica
d) X Mata Atlântica – Z Pantanal – Y Cerrado








02. Leia atentamente o texto abaixo que fala sobre as atividades e comportamentos (“profissão”) de uma espécie de tamanduá.


O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) habitat                                
b) biótipo                   
c) nível trófico                       
d) nicho ecológico


03. O que as plantas e algas necessitam para fazer fotossínteses? O que os animais necessitam para a respiração? Para responder observe a figura abaixo e marque a alternativa correta.
 


a) Para fotossíntese é necessário: Energia luminosa, gás carbônico e água.
    Para respiração é necessário: Gás oxigênio e glicose.
b) Para respiração é necessário: Energia luminosa, gás carbônico e água.
    Para fotossíntese é necessário: Gás oxigênio e glicose.
c) Para fotossíntese é necessário: Gás carbônico e água.
    Para respiração é necessário: Energia luminosa Gás oxigênio e glicose.
 d) Para fotossíntese e respiração é necessário somente Energia


04. Quais são os seres produtores de alimento na água salgada e doce?
a) Plantas
b) Algas
c) Bactérias
d) Plantas e animais


05. Faça a correspondência entre as relações ecológicas e marque a alternativa que apresenta a sequencia correta.

(A) Parasitismo
(B) Inquilinismo
(C) Canibalismo
(D) Predatismo
(E) Sociedade
(F) Mutualismo
(G) Comensalismo
(H) Competição

(        ) Orquídeas vivendo sobre o tronco de árvores.
(        ) Dois cachorros brigando por um osso.
(        ) Abelhas, cupins e formigas dividindo funções.
(        ) Algas e Fungos formando Liquens em troncos de árvores de ambientes livres de poluição.
(        ) Rêmoras comendo restos alimentares de tubarões.
(        ) Piolhos, pulgas e carrapatos se alimentando num gado.
(        ) Um leão comendo uma zebra.
(        ) Um espécies de louva-a-deus fêmea comendo a cabeça de um louva-a-deus macho.
a) H, G, F, E, D, C, B, A        
b) B, H, E, F, G, A, D, C        
c) B, H, G, A, E, F, D, C        
d) B, G, D, F, H, A, E, C

06. Faça a correspondência entre os principais Biomas brasileiros e marque a alternativa que apresenta a sequencia correta.


(         ) Localiza-se próximo ao litoral (Praias)ou em trechos montanhosos, onde chove com frequência, é um bioma com grande biodiversidade e possui grande parte da sua área devastada.
(          ) A região da floresta é úmida e quente na maior parte do ano, é a maior floresta tropical do mundo. É o habitat de grande animais como onças e capivaras.
(          ) É o único bioma exclusivamente brasileiro e o menos conhecido de todos. Possui clima seco e muitas plantas como cactos.
(          ) É composto por árvores não muito altas, separadas por áreas onde predominam as gramíneas. É um bioma comum em Minas Gerais.


a) B, A, C, D               b) B, A, D, C               c) C, D, A, B              d) A, B, C, D


07. Marque V ou F nas alternativas abaixo no que se refere aos desafios mais urgentes do ser humano para a sustentabilidade do planeta.
(           ) preservar as espécies vivas
(           ) Controlar os níveis de poluição no ar, na água e no solo.
(           ) Jogar lixo nas florestas para não poluir o ambiente urbano.
(           ) Não economizar água e outros recursos naturais.
(           ) desenvolver tecnologias que não agridam o meio ambiente.
(           ) Praticar ações de reciclagem de materiais
(           ) tornar o conhecimento científico e tecnológico acessível a todos.

a) V, V, F, V, V, F, V             
b) V, V, F, F, V, V, V             
c) V, V, V, V, V, V, V                        
d) F, F, F, F, F, F, F,

_________________________________________________________________________________



01. Sobre a quantidade de vida existente no planeta Terra, responda.
a) O que é biodiversidade? 

b) Quantas espécies os cientistas já conseguiram descobrir que existe? Esse número pode mudar? 

c) Pinte no mapa ao lado as três regiões do Brasil com maior biodiversidade. Use cores diferentes e relacione essas cores na legenda.




02. Complete as frases abaixo com as palavras do quadro.
POPULAÇÃO – COMUNIDADE – ECOSSITEMAS - BIOSFERA
NICHO ECOLÓGICO – HABITAT

a) O lugar onde determinada espécie vive é o seu ___________________, o seu “endereço”.
b) O conjunto de atividades e comportamentos de uma espécie é chamado de ____________________.
c) Uma _____________________é o conjunto de todas as populações que vivem em determinada região, mantendo relações mais ou menos juntas entre si.
d) Uma___________________ é o conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em uma determinada  região.
e) A _____________________ é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.
f) Os _____________________são as unidade naturais que compreendem todas as interações dos seres vivos de uma comunidade – entre si e com os fatores abióticos do ambiente.

03. Quanto o tipo de alimento consumido pelos seres vivos, relacione:
(      ) carnívoro                  (a) sangue
(      ) hematófago               (b) detritos
(      ) herbívoro                  (c) carne e vegetal
(      ) insetívoro                  (d) insetos
(      ) onívoro                     (e) carne
(      ) detritívoro                 (f) plantas


04. Sobre as relações ecológicas dos seres vivos, dê três exemplos de:

a) espécies que vivem em sociedades.

______________________________
______________________________
______________________________
b) relações ecológicas onde não há prejuízo para as espécies envolvidas.

______________________________
______________________________
______________________________
c) relações ecológicas onde pelo menos uma das espécies é prejudicada.
______________________________
______________________________
______________________________


05. Quais são os seis grandes ecossistemas terrestres?
_______________________, _______________________, _______________________,
_______________________, _______________________e _______________________

06. Quais são os nove principais biomas brasileiros?
_______________________, _______________________, _______________________,
_______________________, _______________________, _______________________,
_______________________, _______________________e _______________________

 07. O que pode acontecer quando se usa um defensivo agrícola de forma inadequada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Carregando...

Quem sou eu

Minha foto

Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Adicione-se ao Google+ e Confira e fique atualizado

Seguidores O melhor da Biologia

Siga O melhor da Biologia por E-mail e confira todas as novidades

Biologia no ENEM/Vestibular

Deixe aqui seu comentário.