OS SERES VIVOS E O AMBIENTE
- Quanta vida na Terra!
- Onde a vida acontece
- Energia e matéria em um
ecossistema
-
As relações entre os seres vivos
-
A distribuição da vida na biosfera
-
Biomas brasileiros
-
O ser humano e o ambiente
|
Habilidades básicas conforme CBC de Ciências
1.0.
Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de
características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.
1.1.
Reconhecer a importância da água, do alimento, da temperatura e da luz nos
ambientes.
1.2.
Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os
ambientes que esses seres habitam.
1.3. Reconhecer a
adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de
sobrevivência dos seres vivos.
|
01. Podemos definir biodiversidade
como o conjunto de espécies que determinado ambiente abriga. O Brasil é um dos
países do mundo com maior biodiversidade. A Figura abaixo mostra as três
regiões brasileiras (X, Y e Z) com maior biodiversidade. Marque a alternativa
que corresponde as três regiões com maior biodiversidade conforme localização
no mapa.
a) X
Floresta Amazônica - Z Cerrado – Y Pantanal
b) X
Cerrado – Z Pantanal – Y Mata Atlântica
c) X
Floresta Amazônica – Z Pantanal – Y Mata Atlântica
d) X
Mata Atlântica – Z Pantanal – Y Cerrado
02. Leia atentamente o texto abaixo
que fala sobre as atividades e comportamentos (“profissão”) de
uma espécie de tamanduá.
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov.
2006- Adaptado)
Essa descrição sobre o tamanduá
diz respeito ao seu
a) habitat
b) biótipo
c) nível trófico
d) nicho ecológico
03. O que as plantas e algas
necessitam para fazer fotossínteses? O que os animais necessitam para a
respiração? Para responder observe a figura abaixo e marque a alternativa
correta.
a) Para fotossíntese é
necessário: Energia luminosa, gás carbônico e água.
Para respiração é necessário: Gás oxigênio
e glicose.
b) Para respiração é necessário:
Energia luminosa, gás carbônico e água.
Para fotossíntese é necessário: Gás
oxigênio e glicose.
c) Para fotossíntese é
necessário: Gás carbônico e água.
Para respiração é necessário: Energia
luminosa Gás oxigênio e glicose.
d) Para fotossíntese e respiração
é necessário somente Energia
04. Quais são os seres produtores de
alimento na água salgada e doce?
a) Plantas
b) Algas
c) Bactérias
d) Plantas e animais
05. Faça a correspondência entre as
relações ecológicas e marque a alternativa que apresenta a sequencia correta.
(A) Parasitismo
(B) Inquilinismo
(C) Canibalismo
(D) Predatismo
(E) Sociedade
(F) Mutualismo
(G) Comensalismo
(H) Competição
|
( ) Orquídeas vivendo sobre o tronco de
árvores.
( ) Dois cachorros brigando por um
osso.
( ) Abelhas, cupins e formigas
dividindo funções.
( ) Algas e Fungos formando Liquens em
troncos de árvores de ambientes livres de poluição.
( ) Rêmoras comendo restos alimentares de
tubarões.
( ) Piolhos, pulgas e carrapatos se
alimentando num gado.
( ) Um leão comendo uma zebra.
( ) Um espécies de louva-a-deus fêmea
comendo a cabeça de um louva-a-deus macho.
|
a) H, G, F, E, D, C, B, A
b) B, H, E, F, G, A, D, C
c) B, H, G, A, E, F, D, C
d) B, G, D, F, H, A, E, C
06. Faça a correspondência entre os
principais Biomas brasileiros e marque a alternativa que apresenta a sequencia correta.
( ) Localiza-se próximo ao litoral (Praias)ou
em trechos montanhosos, onde chove com frequência, é um bioma com grande
biodiversidade e possui grande parte da sua área devastada.
(
) A região da floresta é
úmida e quente na maior parte do ano, é a maior floresta tropical do mundo. É o
habitat de grande animais como onças e capivaras.
(
) É o único bioma
exclusivamente brasileiro e o menos conhecido de todos. Possui clima seco e
muitas plantas como cactos.
( ) É composto por árvores não
muito altas, separadas por áreas onde predominam as gramíneas. É um bioma comum
em Minas Gerais.
a) B, A, C, D b) B, A, D, C c) C, D, A, B d)
A, B, C, D
07. Marque V ou F nas
alternativas abaixo no que se refere aos desafios mais urgentes do ser humano
para a sustentabilidade do planeta.
( ) preservar
as espécies vivas
( ) Controlar
os níveis de poluição no ar, na água e no solo.
( ) Jogar lixo
nas florestas para não poluir o ambiente urbano.
( ) Não
economizar água e outros recursos naturais.
( ) desenvolver
tecnologias que não agridam o meio ambiente.
( )
Praticar ações de reciclagem de materiais
( ) tornar
o conhecimento científico e tecnológico acessível a todos.
a)
V, V, F, V, V, F, V
b) V, V,
F, F, V, V, V
c) V, V, V, V, V, V, V
d) F, F, F, F, F, F, F,
_________________________________________________________________________________
01. Sobre a quantidade de vida
existente no planeta Terra, responda.
a) O que é biodiversidade?
b)
Quantas espécies
os cientistas já conseguiram descobrir que existe? Esse número pode mudar?
c) Pinte no mapa ao lado as três
regiões do Brasil com maior biodiversidade. Use cores diferentes e relacione
essas cores na legenda.
02.
Complete as frases abaixo com as palavras do quadro.
POPULAÇÃO
– COMUNIDADE – ECOSSITEMAS - BIOSFERA
NICHO
ECOLÓGICO – HABITAT
a)
O lugar onde determinada espécie vive é o seu ___________________, o seu
“endereço”.
b)
O conjunto de atividades e comportamentos de uma espécie é chamado de ____________________.
c) Uma _____________________é o conjunto de todas as populações
que vivem em determinada região, mantendo relações mais ou menos juntas entre
si.
d)
Uma___________________ é o conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em
uma determinada região.
e)
A _____________________ é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.
f)
Os _____________________são as unidade naturais que compreendem todas as
interações dos seres vivos de uma comunidade – entre si e com os fatores
abióticos do ambiente.
03. Quanto o tipo de alimento
consumido pelos seres vivos, relacione:
( )
carnívoro (a) sangue
( )
hematófago (b) detritos
( )
herbívoro (c) carne e
vegetal
( )
insetívoro (d) insetos
( )
onívoro (e) carne
( )
detritívoro (f) plantas
04. Sobre as relações ecológicas dos
seres vivos, dê três exemplos de:
a)
espécies que vivem em sociedades.
______________________________
______________________________
______________________________
|
b)
relações ecológicas onde não há prejuízo para as espécies envolvidas.
______________________________
______________________________
______________________________
|
c)
relações ecológicas onde pelo menos uma das espécies é prejudicada.
______________________________
______________________________
______________________________
|
05. Quais são os seis grandes
ecossistemas terrestres?
_______________________, _______________________,
_______________________,
_______________________, _______________________e
_______________________
06. Quais são os nove principais
biomas brasileiros?
_______________________, _______________________,
_______________________,
_______________________, _______________________,
_______________________,
_______________________, _______________________e
_______________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________