Onde a vida acontece


Para baixar esta aula clique aqui


Atividades - Capítulo 02 

Onde a vida acontece 

01. Faça um desenho esquemático do corte da Terra desde a superfície até o seu centro. Indique no desenho em qual região a vida acontece.


02. Qual a diferença entre indivíduo e população? Responda usando como exemplo os micos-leões-dourados.
Indivíduo é um organismo isolado, ou seja, sozinho. Exemplo: um mico-leão-dourado sozinho.
População é um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. Exemplo: Vários micos-leões-dourados juntos.

03. Qual a diferença entre meio biótico e meio abiótico? Dê exemplos.
O meio biótico é o conjunto de seres vivos do ambiente. Ex: animais, plantas, bactérias
O meio abiótico é o conjunto dos fatores não vivos do ambiente. Ex: água, temperatura, luz, O2 e CO2.

04. Explique o que é:
a) População: É o conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em uma determinada região.
b) Comunidade: É o conjunto de todas as populações que vivem em determinada região, mantendo relações mais ou menos juntas entre si.
c) Ecossistema: É a unidade natural que compreende todas as interações dos seres vivos de uma comunidade – entre si e com os fatores abióticos do ambiente.
d) Biosfera: É o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

05. Quando podemos dizer que um ecossistema está em equilíbrio?
Quando os seres vivos de um ecossistema estão relacionados entre si e com o meio abiótico permitindo sua sobrevivência, reprodução e preservação dos recursos naturais.

06. Cite 09 exemplos de ecossistemas.
Lago, campos, desertos, rios, oceanos, jardim, parque municipal, poça de água, tronco de árvore caído,

07. Complete:
a) O lugar onde determinada espécies vive é o seu     habitat      , o seu “endereço”.
b) O conjunto de atividades e comportamentos de uma espécie é chamado de   Nicho ecológico   .
c) Quando duas ou mais espécies vivem no mesmo habitat e tem nichos ecológicos parecidos elas passam a   competir    entre si.

Disputa de tocas
Página 25

01. Em quais estados do Brasil estende o bioma Cerrado?
Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Bahia, Roraima, Amapá.

02.  Sobre a ecologia do tatu-bola e da coruja buraqueira, responda:
a) quais os seus habitas? Tocas abandonadas por outros animais.
b) quais os seus nichos ecológicos? Busca de tocas abandonadas para construção de ninhos.

03. Por que o texto recebeu o título Disputa de Tocas?
Porque ocorre uma disputa de tocas entre alguns animais do bioma cerrado.

Atividade Complementar de Ciências
Capítulo 02 - Onde a vida acontece

01. Observe o desenho abaixo que mostra o nível de organização dos seres vivos num ambiente complete os espaços com as palavras do quadro.

 02. Faça nos quadrados abaixo desenhos esquemáticos que represente a organização dos seres vivos, porém use organismos aquáticos.

03. Observe as duas paisagens abaixo e após escreva quais são os representantes do meio biótico e do meio abiótico.


_________________________________________________________________________________
Informações pedagógicas
Conforme CBC de Ciências 
  • Tema Diversidade da Vida nos Ambientes
  • Tópico: 1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
  • Habilidades: 

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.
1.1. Reconhecer a importância da água, do alimento, da temperatura e da luz nos ambientes.
1.2. Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam.

   1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos.

Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.