Atividades de Ciências sobre
Nome: ________________________________________________________nº
_____________
Turma: 6º ano ________ Professor (a) _______________________ data:
____/_____/______
01. Como podemos
definir uma espécie?
Como o conjunto de seres vivos com características
semelhantes e capazes de cruzar entre si, gerando descendentes férteis.
02. O que é
biodiversidade?
Conjunto de espécies que determinado ambiente
abriga.
03. Ambientes
com muitas espécies possui muita ou pouca biodiversidade? Cite 3 ambientes
brasileiros com muita biodiversidade.
Muita biodiversidade. A floresta Amazônica, a mata Atlântica e o
Pantanal Mato-Grossense.
04. Quantas
espécies os cientistas já conseguiram descobrir que existe? Esse número pode
mudar?
Cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos em
todo o mundo. Acredita-se que a maior parte ainda não foi descoberta.
05. Sabemos que
as plantas produzem o próprio alimento. Para isso o que elas necessitam?
Basicamente da luz do Sol, do gás carbônico do ar e
de água.
06. De que se
alimentam organismos como as bactérias e os fungos?
De organismos mortos, frutos, sementes, e folhas
que caem no solo ou de fezes e restos de pele eliminados no ambiente.
07. Por que bactérias e fungos também são
importantes para o crescimento das plantas?
Porque são seres que decompões materiais existentes
no solo fazendo com que este fique com sais minerais.
08. Cite alguns
exemplos de fatores não vivos do ambiente que os seres vivos necessitam?
Luz, Temperatura, gás carbônico, água, sais
minerais, e gás oxigênio.
09. Seria
possível existir a forma de vida atual no nosso planeta sem a presença do Sol?
Explique.
Não, pois o Sol é responsável pela alimentação das
plantas e pelo controle da temperatura do planeta.
10. Um lugar com
muita biodiversidade é aquele onde os seres vivos e o meio ambiente estão em:
a) ( x )
relacionamento completo b)
( ) separados entre si.