Atividades de Ciências sobre Biodiversidade de Classificação

Atividades de Ciências sobre 
Biodiversidade de Classificação
Nome: ________________________________________________________nº _____________

Turma: 7º ano ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______


01. O que é biodiversidade?
Conjunto de todas as espécies de seres vivos que nela existem.

02. O que estuda a taxonomia? O que significa a palavra taxonomia?
Taxonomia é um ramo da ciência que descreve e classifica os seres vivos.
A palavra vem do grego e taxo significa ordem e nomia significa lei.

03. Quantas espécies de seres vivos conhecemos atualmente (catalogadas)?
Cerca de dois milhões de seres vivos.

04. O que é classificar uma espécie? Cite três critérios que podemos usar para classificar um ser vivo.
Classificar é agrupar, formar grupos, obedecendo a determinados critérios. São critérios de classificação, por exemplo, a tipo de nutrição (autótrofo ou heterótrofo), o número de células (unicelulares ou pluricelulares), organização celular (eucarionte ou procariontes).

05. Conceitue espécie.
Espécie é um conjunto de organismos semelhantes entre si, capazes de cruzar e gerar descendentes férteis.

06. Sobre a forma de escrever um nome científico, responda:
a) Em qual idioma é escrito? Latim
b) Como deve ser destacado no texto? Em itálico de digitado e sublinhado se manuscrito.
c) É formado de quantas palavras? Duas palavras
d) A primeira palavra de um nome científico refere-se a quê? E a segunda palavra? Primeira palavra é o gênero e a segunda é o epíteto específico.

07. Complete.
a) Várias espécies podem formar um gênero.
b) Vários gêneros agrupados formam uma família.
c) Várias famílias agrupadas formam uma ordem.
d) Várias ordens formam uma classe.
e) Várias classes formam um mesmo filo.
f) Vários filos formam um mesmo reino.
.
08. Complete o quadro abaixo sobre os cinco reinos dos seres vivos.


Monera
Protoctista
Fungi
Plantae
Animalia
Numero de células
(unicelulares ou pluricelulares)
unicelulares
unicelulares
uni ou pluricelulares
pluricelulares
pluricelulares
Organização celular
(procarionte ou eucarionte)
procarionte
eucarionte
eucarionte
eucarionte
eucarionte
Forma de alimentação
(autótrofos e/ou heterótrofos)
autótrofas e heterótrofas
autótrofas e heterótrofas
heterótrofos por absorção
autótrofos
heterótrofos

09. Quanto a forma de classificação dos seres vivos, complete
Espécies                   gênero                  famílias                    ordem                      classe                    filo                  reinos


10. Cite dois representantes de seres vivos de cada reino abaixo. Pessoal

a) monera
b) protoctista
c) fungi                
d) plantae
e) animália



Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.