Atividades
Os Seres Vivos
- Cite as cinco principais características que definem um ser vivo?
- O que são substâncias orgânicas e inorgânicas? Dê exemplos.
- Quantos reinos são classificados os seres vivos? Quais são eles?
- Por que os vírus não são classificados como seres vivos?
- Como os seres vivos são classificados? Lembre-se da palavrinha REFICOFAGE
- Qual a menor e a maior unidade taxonômica de classificação?
- Por que todo ser vivo possui um nome científico?
- Como devemos escrever corretamente um nome científico?
- Observe os nomes científicos dos seres vivos abaixo e indique:
a) Zea mays
Gênero:
______________
Epíteto:
______________
Espécie:
______________________
|
b) Homo sapiens
Gênero:
______________
Epíteto:
______________
Espécie:
______________________
|
c) Felis catus
Gênero:
______________
Epíteto:
______________
Espécie:
______________________
|
- Use as palavras do quadro abaixo para completar as frases abaixo:
LATIM
– FAMÍLIA – SUBLINHAR – CLASSE – REINO
MAIÚSCULA
– DOIS – TAXONOMIA - ESPÉCIE
|
a) Todo nome científico é formado por
______________________ nomes (palavras).
b) A primeira letra da primeira palavra
de um nome científico é sempre escrita em ___________________ .
c) Várias plantas de um mesmo gênero
formam um(a) ________________________.
d) Vários peixes de uma mesma ordem
formam um(a) ________________________.
e) Devemos sempre
___________________________ um nome científico quando escrevemo-nos a mão.
f) O nome da ciência que classifica os
seres vivos é a __________________________.
g) Os nomes científicos são escritos no
idioma _____________________________.
h) A menor unidade
taxonômica é a ______________________________.
i) A maior unidade
taxonômica é o ___________________________.