Filo dos Platelmintos e Nematelmintos

Olá professores e alunos,

Nesta postagem deixo minha aula em power point sobre o Filo dos Platelmintos e dos Nematelmintos. Abordei de forma detalhada a importância de cada verminose.

Deixo também o plano de aula sobre o Filo dos Platelmintos e dos Nematelmintos com bastante exercícios.

Espero que gostem.

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Atividades sobre o Filo dos Platelmintos

01. Qual a origem da palavra Platelminto?
02. Quais as principais características dos platelmintos?
03. Qual o habitat de um platelminto não parasita, ou seja, de vida livre?
04. Como é a forma de locomoção dos platelmintos?
05. Qual o tamanho do corpo de um platelminto?
06. Quanto ao tubo digestivo quais são as características dos platelmintos? Por que alguns vivem agarrados em presas?
07. A que grupo de platelminto pertence a planária?
08. Quais são as características da planária? Explique como é a vida deste animal.
09. Explique com suas palavras como acontece a reprodução sexuada e assexuada das planárias.
a) assexuada
b) sexuada
10. Qual o nome científico da tênia que parasita:
a)   o porco e o ser humano?
b) o boi e o ser humano?
11. Qual a diferença entre a Taenia solium e a Taenia saginata?
12. Cite três maneiras pelas quais podemos evitar a teníase.
13. O que a cisticercose?
14. Quais são as características do animal esquistossomo? Explique como é a vida deste animal.
15. Qual doença o esquistossomo pode provocar?
16. O que acontece com uma pessoa contaminada pelo esquistossomo?
17. Qual a importância do caramujo no ciclo de vida do esquistossomo?
18. Cite três maneiras pelas quais podemos evitar a doença conhecida como barriga d´água.





Atividades sobre o Filo dos Nematelmintos

01. Qual a origem da palavra Nematelminto?
02. Quais as principais características dos nematelmintos?
03. Qual característica evolutiva os nematelmintos passarão a ter em relação aos platelmintos?
04. O que diferencia um nemateleminto macho de um nemateleminto fêmea?
05. Qual o tamanho do corpo dos nematelmintos a seguir?
a) ancilóstomos
b) lombrigas
c) oxiúros
d) filarias

06. Qual o nome científico dos nematelemintos a seguir?
a) ancilóstomos
b) lombrigas
c) oxiúros
d) filárias

07. Qual o nome da doença causada pelos nematelmintos a seguir?
a) ancilóstomos
b) lombrigas
c) oxiúros
d) filárias
08. Quais são os sintomas de uma pessoas contaminada por ancilóstomos?
09. Quais são os sintomas de uma pessoas contaminada por lombrigas?
10. Quais são os sintomas de uma pessoas contaminada por oxiúros?
11. Quais são os sintomas de uma pessoas contaminada por filárias?



 Atividades complementares sobre Verminoses

01. O esquema abaixo representa o ciclo de vida de um verme:

Qual a doença que ele causa?
a) Doença de Chagas 
b) Esquistossomose   
c) Teníase                  
d) AIDS
 

02. O homem adquire teníase quando:
a) come verdura                            
b) bebe água contaminada
c) ingere carne de porco ou de boi mal cozida e contaminada
d) toma banho em rios contaminados

03. Dentre os grupos de doenças citados abaixo, marque a alternativa na qual todas elas sejam causadas por vermes.
a) Filariose, giardíase, ascaridíase, leishmaniose.
b) Filariose, triquinose, ancilostomose, leishmaniose.
c) Teníase, giardíase, ancilostomose, esquistossomose.
d) Cisticercose, tricocefalíase, ancilostomose, esquistossomose.
e) Hidatidose, amarelão, balantidiose, oxiurose.


04. Sobre doenças causadas por vermes, assinale V ou F nas alternativas abaixo:
a) (         ) São considerados vermes os platelmintos, também chamados de vermes cilíndricos; e nematelmintos ou vermes achatados. 
b) (         ) Os platelmintos estão divididos nas Classes Trematoda, Cestoda e Turbellaria, sendo que as duas primeiras são constituídas por animais parasitas.
c) (         ) As tênias pertencem à Classe Trematoda. 
d) (         ) A ascaridíase é uma doença causada por nematelmintos.
e) (         ) A larva migrans (Ancylostoma braziliensis) também é chamada de bicho-geográfico.

05. Um personagem típico da zona rural, que era magro, pálido, andava descalço e mal vestido, além de ter o intestino cheio de vermes. Os vermes intestinais responsáveis pelo estado do Jeca e o que as pessoas devem fazer para não adquiri-los são, respectivamente:
a) ancilóstomos e andar calçado.                                                            
b) ancilóstomos e vestir-se bem.
c) lombrigas e andar calçado.                                                               
d) lombrigas e lavar bem as verduras.

06. A esquistossomose é uma parasitose humana causada pelo Schistosoma mansoni.  A respeito desse parasita é INCORRETO afirmar que:
a) além do homem, possui um outro hospedeiro.
b) tem sexos separados, isto é, há machos e fêmeas.
c) pertence ao mesmo filo da Taenia solium.
d) possui mais do que um estágio larval.
e) é adquirido pelo homem por meio da ingestão de alimentos contaminados com as larvas.

07. Em locais onde não se utilizam instalações sanitárias para defecação, as pessoas que andam descalças podem  adquirir uma parasitose intestinal que as deixa fracas e anêmicas, devido a diarreias e sangramentos da parede do intestino provocados pelas cerdas existentes na cabeça do verme parasita. Esse verme é:
 a) o esquistossomo                                      
b) a lombriga                     
c) o ancilóstomo                              
d) o sanguessuga

08. Leia o texto, a seguir:
Lagoa Azul está doente
Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas.
Proposta 1:
promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2:
promover uma campanha de educação da população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água.
Proposta 3:
construir rede de saneamento básico.
Proposta 4:
melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5:
realizar campanha de esclarecimento sobre o perigo de banhos em lagoas.
Proposta 6:
aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7:
drenar e aterrar as lagoas do município.

Para o combate da ascaridíase, a proposta que terá maior benefício social se implementada pela prefeitura será:
a)1                         b)3                         c)4                         d)5                        e)6


09. No exame, a olho nu, das fezes de uma criança foi constatada a presença de uma estrutura esbranquiçada, similar a pedaços de macarrão, cujo nome técnico é proglote. Sua mãe foi informada por algumas pessoas que não havia motivos para preocupação, uma vez que eram pedaços de um animal que morreu e estava se desmanchando.
Assinale a resposta correta:
a) a opinião das pessoas está correta, pois se é apenas um pedaço do bicho ele deve ter morrido.
b)  as pessoas deram à mãe uma informação errada, pois a proglote é o bicho inteiro e não só um pedaço.
c) de acordo com as informações do exame, o menino deve estar com lombriga.
d) a mãe deve se preocupar e procurar um médico, pois a presença da proglote indica que seu filho está com uma tênia adulta em seu intestino.

10. Sobre as tênias, assinale a alternativa correta.
a) A ingestão de carne malcozida contendo cisticercos causa a cisticercose. 
b) A Taenia saginata, além de ventosas, possui ganchos na sua extremidade anterior. 
c) Uma pessoa se torna hospedeira intermediária da tênia quando ingere seus ovos, resultando na cisticercose humana. 
d) O cozimento da carne, antes de ingeri-la, é a única maneira de se prevenir contra as teníases.


11. Os primeiros registros de doenças causadas por vermes parasitários, ou helmintos, se encontram no papiro de Ebers, de 1500 a.C., em que se reconhecem descrições de tênias e lombrigas, estas últimas de incidência ainda bastante comum no Brasil e em outros países do terceiro mundo no final do século XX.
(http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3123)


Com base na figura ao lado e ao texto acima, pode-se afirmar que o problema apresentado por esse indivíduo pode ser evitado através do uso de práticas como:
a) uso de telas e inseticidas;
b) comer carne bem passada e legumes crus;
c) educação sanitária e vacinação;
d) lavar bem alimentos e construir esgotos;
e) construir casas de alvenaria e combater o barbeiro.

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Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

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Fernanda Aires Guedes Ferreira

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