Tradução do Livro Phycology de Robert Edward Lee - Parte 2

Deixo nesta postagem a importante tradução do capítulo 2 do livro Phycology de Robert Edward Lee



Pili e contração de cianobactérias

Pilis são apêndices protéicos que são projetados na superficie de cianobatérias. Há dois tipos de pilis na cianocactéria Synechocystis. A célula é coberta uniformemente por uma camada de pili fina que é como uma escova com uma média de 3-4 nanômetros de diâmetro e 1 micrômetro de comprimento. Algumas células também possuem espessura flexível com um diãmetro de 6-8 nanômetros e comprimento de 4-5 Micrômetros que fornecem uma maior conxão à celula. O pili é composto de 500 a 1000 unidades de poliproténas denominadas pilin. Cada unidade de pilin consite de 145 a 170 aminoácidos. A molécula de pilin é similar aos oscilins que estão envolvidos no deslizamento de cianobactérias. Synechocystis é capaz demover em sua superfície até 1 a 2 Micrometros-1 usando um mecanismo chamado Contração que utiliza mudanças nas configuraçãoes do pili. O pili provavelmente movimenta seu corpo celular ao longo de sua superfície por um processo reiterativo de extensão do pili, com adesão e retração.


Synechocystis possui ambas exibições de prototaxis tanto positiva quanto negativa em ondas azul livre ( 450 nanõmetros em comprimento de onda) mas não em vermelho ou vermelho extremo livre. Ondas azuis livres estimulam a produção do ciclo de adenosina monofosfato (cAMP), segundo mensageiro comum em sistemas biologicos.

Bainhas

As bainhas (capsulas ou substâncias poliméricas extracelulares) são compostas de mucilagem e um grande montante de celulose que é comumente presente em cianobactérias. As bainhas protetoras das células são deslizantes. O crescimento ativo aparece necessariamente na formação de bainhas, um fato que poderia explicar em alguns momentos o pobre desenvolvimento em torno de esporos e acinetos. As bainhas de Gloeothece sp. são compostas de polissacarideos com açucar neutro e acido urônico incluindo galactose, glucose, manose, ranose, 2-0 metil-D-xilose, glucarônico e ácido glucarônico. As bainhas de Gloeeothece contém somente 2% de proteínas e traços de ácidos graxos e fosfato. A aplicação comercial de cianobcatérias EPS tem sido revisadas por Philippis e Vincenzini ( 1998). As bainhas são frequentemente coloridas, bainhas vermelhas são encontradas em algas de solos altamente ácidos e bainhas azuis são encontradas em algas de solos básicos (PH base). Bainhas amarelas e marrons são comumente encontradas em habitats altamente salobros, paticularmente depois de secas.
As bainhas não possuem nanquim assim a maneira mais fácil de visualiza-la é colocando uma pequena quantidade de tinta nanquim na água. A produção de bainha depende das condições ambientais do meio. A escasses de CO2 resulta em cessão da produção de bainhas e liberação das bainhas. Em excesso a fixação de carbono resulta em formação de bainhas.

Estrutura protoplasmática

Muitas estruturas protoplásmáticas encontradas em bactérias ocorrem em cianobactérias. No centro proptoplasmático há fibras circulares de DNA que não são associadas com proteínas básicas.(histonas). O montante de DNA em cianobactérias unicelulares varia de 1.6 x 109 a 8.6 x 109 daltons. Tem genoma similar ao tamanho de uma bactéria ( 1.0 x 109 a 3.6 x 109 daltons) e largura compara ao tamanho do genoma de em micoplasma ( 0.4 x 109 a 0.5 x 109 daltons). O protoplasma periférico é composto principalmente de tilacóides e suas estruturas associadas, as ficobilissomas ( dentro dos tilacóides contém as ficobiliproteínas) e grãnulos de glicog~enio. Os 70s de ribossomos são dipersos em alta densidade no centro da região celular em torno do nucleoplasma.

Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.