Semelhanças e diferenças entre as trajetórias de Carlos Diniz e Carlos Chagas


Carlos Ribeiro Diniz é um cientista hoje brilhante que com seus méritos conseguiu alcançar um vasto currículo Lattes e inúmeras descobertas capazes de salvar vidas. Nasceu na cidade de Luminárias Minas Gerais, em 2 de fevereiro de 1919 e desde de muito menino já possuía um olhar científico de perceber o mundo ao seu redor. Formou-se em Medicina pela UFMG, em Belo Horizonte, dedica-se à pesquisa científica e á educação superior. Seus maiores feitos científicos se referem a descoberta de que a peçonha de escorpião libera mediadores químicos da transmissão nervosa e de que os efeitos tóxicos e farmacológicos da peçonha se devem à interferência dessas toxinas nos canais iônicos permitindo que muitos pesquisadores estudassem aspectos importantes da neuroquímica. Carlos Diniz foi filho de fazendeiros relativamente humildes e mesmo com toda dificuldade sobressaiu na sua vida profissional no estudos. A infância de Carlos Diniz e a carreira profissional promissora equipará em muitos aspectos a de outro Carlos, porém este outro é muito mais famoso e reconhecido mundialmente – Carlos Chagas: o estudioso da doença de Chagas.
Como Carlos Diniz, Carlos Chagas também nasceu no interior de Minas Gerais, nasceu em Oliveira em 9 de julho de 1879, o lugar de seu nascimento foi na Fazenda Bom Retiro, onde seus antepassados, de ascendência portuguesa, se enraizaram. Sua família também de fazendeiros forá no fim da escravidão alvo de escravos recém-libertados que depredavam  fazendas. Tal fato atrasou a carreira médica promissora de Carlos Chagas, mas não impediu que chegasse. Em 1901 na sua tese de doutorado sobre a malária Carlos Chagas já houvera conquistados muitos méritos com seus estudos e dedicação de bom pesquisador. Aspecto que mostra semelhança com o ainda vivo pesquisador brasileiro Carlos Diniz.

As semelhanças entre os dois Carlos citados são muitas, a maioria no que se refere à luta, perseverança e descobertas na medicina. Ambos contribuíram muito nas descobertas que salvaram muitas vidas brasileiras, um em aspectos neurológicos, outro em aspectos sanitários. Agora as diferenças entre eles são muito menores, talvez podendo ser resumida no status e reconhecimento. Carlos Diniz ainda que com muitos feitos científicos é somente para o anônimo Carlos Diniz, status reduzido quando comparado ao famoso Carlos Chagas brasileiro descobridor do parasita da Doença de Chagas. Portanto, ambos cientistas brilhantes. 

Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.