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Capítulo 04
As
relações entre os seres vivos
Páginas
40 a 53
Atividades sobre as
relações entre os seres vivos
Páginas 40 a 53
A
organização em sociedades
01.
Sobre a organização ecológica dos seres vivos em Sociedade, responda:
a) é uma relação entre
espécies diferentes ou entre indivíduos da mesma espécie? Mesma
espécie.
b) Existe dependência
entre os indivíduos associados? Existe dependência.
c) Cite exemplo de três
espécies que vivem em sociedades. Abelhas, formigas e cupins.
02.
Sobre a sociedade das abelhas, responda:
a) quais são as três
castas sociais das abelhas? Da rainha, das operárias e dos zangões.
b) qual a função das
rainhas e zangões na colmeia? Função reprodutiva (macho morre após
fecundação)
c) quais as funções das
abelhas operárias na colmeia?
São fêmeas estéreis
que defendem a colmeia, coletam néctar e pólen das flores e fabricam mel, cera
e geleia real.
03. Por
que a atividade das abelhas é de grande importância para a reprodução de muitas
espécies de plantas? Porque ao se deslocarem de flor em flor, em busca
de néctar e de pólen, as abelhas transportam pólen de uma flor para outra.
Transporte chamado polinização.
04.
Cite três ações que as formigas fazem que são importantes para o equilíbrio
biológico dos ecossistemas?
- Revolvem a terra e com isso aumentam a
aeração do solo.
- Constroem túneis que facilitam a o
escoamento do excesso de água do solo.
- Enriquecem o solo com matéria orgânica, ao
levar para seus ninhos restos de plantas e animais mortos.
05. Quais
são as várias castas sociais das formigas saúvas? Coloque suas funções básicas.
- Rainhas (iças) e dos reis (bitus): função
reprodutiva (macho morre após fecundação)
- Soldados: defesa
- Cortadeiras: coletam e transportam folhas
e gravetos para o interior do sauveiro.
- Jardineiras: cuidam dos fungos cultivados
06.
Quais são as castas sociais dos cupins? Coloque suas funções básicas.
- Rainhas e machos: função reprodutiva
(macho permanece vivo após fecundação)
- Operários: coleta de alimentos
- Soldados: defesa do cupinzeiro
Nenhuma
espécie é prejudicada
01.
Cite três relações ecológicas onde não há prejuízo para as espécies envolvidas.
Comensalismo, inquilinismo, mutualismo.
02. O
que é comensalismo? Cite um exemplo.
É uma relação entre seres de espécies
diferentes, em que apenas uma espécie é beneficiada, obtendo alimento, e a
outra não é prejudicada. Exemplo: peixe rêmora alimenta-se de restos
alimentares de tubarões e raias.
03. Em
ecologia, o que a palavra inquilino identifica?
Inquilino é o organismo que se aloja em
outro ser de espécie diferente, obtendo abrigo, proteção e suporte.
04.
Cite um exemplo da relação ecológica inquilinismo. Orquídeas vivem em
árvores para alcançar luminosidade.
05. Em
ecologia, o que é mutualismo?
Representa a relação entre seres de espécies
diferentes no qual ambos são beneficiados.
06.
Sobre o mutualismo dos liquens, responda:
a) é uma associação
entre quais organismos? Fungos e algas microscópicas
b) Qual a função dos
fungos na relação? Retirar
água e sais minerais do ambiente, fornecendo-os em partes com as algas. Além de
proteção das algas contra desidratação.
c) Qual a função das
algas na relação? Realizam
fotossíntese, e em partes, divide este alimento com os fungos.
Pelo
menos uma espécie é prejudicada
01.
Cite três exemplos de relações ecológicas onde pelo menos uma das espécies é
prejudicada
Predação, parasitismo e competição.
02.
Quando ocorre uma predação? Quando
seres de uma espécie capturam e utilizam como alimento seres de outra espécie.
03.
Cite três exemplos de predadores e suas presas. Pessoal
04. O
que é parasitismo? Relação ecológica em que organismos de uma espécie
se alojam externa ou internamente em seres de outra espécie, causando-lhes
lesões, deformações, intoxicações e, às vezes, a morte.
05.
Cite três exemplos de parasitas e hospedeiros. Pessoal
06. Na
natureza o que podemos definir como competição?
Competição é uma relação ecológica que pode
ocorrer tanto entre seres de uma mesma espécie quanto entre seres de espécies
diferentes. Nessa relação os envolvidos disputam algo.
Atividades Complementares
Cupins: no Campo e na cidade
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Os
cupins, ou térmitas, são insetos sociais que contribuem para melhorar a
qualidade do solo em campos e florestas, participando, por exemplo, da
reciclagem de nutrientes e da drenagem de água. Entretanto, esses insetos podem
causar prejuízos consideráveis aos interesses humanos.
Os cupins de vida subterrânea são os que
causam os maiores danos à agricultura, em todo o mundo. Podem destruir sementes
e atacar raízes de plantas como café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim,
arroz, algodão, mandioca e eucalipto. Os “cupins de montículos”, que constroem seus
ninhos na superfície do solo em pequenos montes, podem, por exemplo, dificultar
a formação de pastos e danificar mourões de cerca.
Algumas
espécies de cupim fazem ninhos nas cidades. Podem então atacar plantas diversas
em ruas e praças ou danificar móveis, assoalhos, postes, pilares de madeira,
jornais, livros, revistas, tecidos, couro, tijolos, cabos elétricos e
telefônicos, entre outras coisas.
Adaptado de:
Gallo, Domingos et al. Entomologia agrícola.
Piracicaba:
Fundação de estudos agrários Luiz de Queiroz (fealq), 2002. p. 791-797.
Após ler o texto acima, responda:
01.
Como os cupins melhorar a qualidade do solo em campos e florestas?
Fazendo a reciclagem de nutrientes e a
drenagem da água.
02.
Como os cupins subterrâneos causam prejuízos ao ser humano?
Destruindo sementes e atacar raízes de plantas
como café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão, mandioca e
eucalipto.
03.
Como os “cupins de montículos” causam prejuízos ao ser humano?
Dificultando a formação de pastos e
danificar mourões de cerca, quando constroem seus ninhos na superfície do solo
em pequenos montes.
Atividades Complementares (Trabalhe esta
ideia)
I. A
relação entre morcegos e plantas produtoras de frutos é chamada mutualismo. A
palavra mútuo significa ‘troca’, ‘permuta’. Interprete o trecho acima e
explique por que a relação estabelecida entre os morcegos e as plantas recebe
esse nome.
O texto diz que a relação entre morcegos e
certas plantas produtoras de fruto é benéfica para ambos, daí o nome dado à
relação: mutualismo. Os morcegos obtêm alimento nas plantas (frutos) e as
plantas têm suas sementes dispersadas pelos morcegos.
II. A
atividade de certas abelhas beneficia alguns interesses humanos. Cite um desses
interesses.
Obtenção do mel: reprodução de muitas
espécies de plantas portadoras de flores e o consequente equilíbrio biológico
de vários ecossistemas; e obtenção de cera, geleia real e própolis para a
fabricação de produtos diversos.
III. São
poucas as espécies de formigas que podem prejudicar certos interesses humanos. Identifique
dois tipos de prejuízo que as formigas podem causar aos nossos interesses.
Nas moradias as formigas podem atacar alimentos
e danificar objetos. Plantas cultivadas também podem ser atacadas por algumas
espécies de formigas.
IV.
Leia o trecho abaixo e responda:
A rêmora (ou peixe-piolho) tem cerca de 50
centímetros de comprimento e possui ventosas na cabeça. Por meio dessas
ventosas, a rêmora pode se fixar no corpo de animais, como o tubarão e a
arraia, e ser por eles transportada. Quando tubarões ou arraias se alimentam de
algum outro animal, restos desse alimento podem flutuar na água. As rêmoras, então,
alimentam-se desses restos.
Pense: qual espécie é beneficiada na relação entre
a rêmora e o tubarão? Como ocorre esse benefício?
As rêmoras são beneficiadas, pois, além de
serem transportadas, obtêm alimento. As arraias e os tubarões não são
prejudicados pelas rêmoras, pois elas apenas se fixam ao corpo desses animais,
não lhes causando prejuízo algum.
V. As
orquídeas podem ser encontradas sobre troncos e galhos de árvores em matas,
como a floresta amazônica, e no alto das árvores.
Pense: para as orquídeas, qual a vantagem de viver
sobre galhos, no alto das árvores?
As orquídeas utilizam as árvores hospedeiras
como suporte e são beneficiadas por obter maior luminosidade.
VI. Você
estudou que abelhas polinizam plantas diversas. Será que nessa relação entre
abelhas e plantas ambas as espécies são beneficiadas? Explique.
Sim, as abelhas são beneficiadas, pois obtêm
alimento das plantas (pólen, néctar); as plantas também são beneficiadas, já
que a polinização é fundamental para a formação de sementes e, portanto, para a
reprodução dessas plantas.
VII.
Observe as figuras e responda:
a) Quem ganha e quem perde em situações como as
representadas acima?
Quem ganha: o sapo e o pernilongo. quem
perde: o inseto capturado pelo sapo e o ser humano, cujo sangue é sugado pelo
pernilongo.
b) Estabeleça uma semelhança e uma diferença entre
as atividades do sapo e do pernilongo vistas nas imagens.
Semelhança: tanto o sapo como o pernilongo
estão obtendo alimento. Diferença: enquanto o sapo mata o inseto capturado, o
pernilongo, embora prejudique o ser humano ao sugar-lhe o sangue, não lhe
provoca a morte.
VIII. O
gavião-real, também conhecido como harpia ou uiraçu-verdadeiro, pode ser
encontrado em matas brasileiras, como a mata atlântica. Pesquise e dê três
exemplos de animais que o gavião-real pode capturar e usar como alimento.
Respostas corretas possíveis: pacas, cutias,
serpentes, pássaros diversos, macacos, etc.
IX. Criadores
de animais, como bois, cavalos e galinhas, têm uma grande preocupação com os
carrapatos que aparecem em suas propriedades e procuram logo combatê-los. Escreva
em seu caderno uma explicação para essa atitude.
Carrapatos
são animais que sugam o sangue humano e também de outros animais, como bois,
cavalos e aves (são animais hematófagos). Podem também transmitir certas
doenças aos seres humanos e provocar prejuízos econômicos, pois chegam a
comprometer o desenvolvimento dos animais hospedeiros.
X. Observe
a foto ao lado.
Certos animais são considerados indesejáveis nas
lavouras. Explique por quê.
Roedores comem (entre outros alimentos)
sementes de trigo, de milho e de arroz, por exemplo, e podem prejudicar
interesses humanos.
Atividades Complementares sobre As relações
entre os seres vivos
JOGO DA
RELAÇÔES ECOLOGICAS
Atividades Complementares CRUZADINHAS DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Respostas da Cruzadinha
1.
Protocooperação
2.
Herbivorismo
3.
Inquilismo
4.
Predatismo
5. Antibiose
6.
Mutualismo
7.
Canibalismo
8.
Comensalismo
9.
Sociedade
10.
Parasitismo
11.
Competição