Atividades de Ciências sobre Funções químicas: sais e óxidos

Atividades de Ciências sobre 
Funções químicas: sais e óxidos
Nome: ________________________________________________________nº _____________

Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______

01. Como se obtêm um sal? Através da reação química, em laboratório, de um ácido e uma base. Formando-se também água.

02. Como podemos definir quimicamente o que é um sal? Composto iônico formado por pelo menos um cátion diferente de H+ e pelo menos por um ânion diferente de OH-. Ou seja, entre um metal e um ametal.

03. Onde podemos encontrar óxidos? Devido a sua abundância na natureza podem ser encontrados naturalmente em todos os ambientes: nas rochas da crosta terrestre, na água dos rios e dos mares, no ar atmosférico.

04. Por que os óxidos podem ser definidos como compostos binários?
Porque são formados pela combinação de dois elementos, sendo um deles sempre o oxigênio.

05. Qual a diferença entre um óxido ácido e um óxido base?
Os óxidos ácidos reagem com água  e formam um ácido, enquanto os óxidos bases formam bases.

Alguns sais e óxidos  suas importâncias
Página 261 e 266
Leia atentamente os textos que estão nas páginas 261 e 266 e complete a tabela.


Nome
Utilização
Sais
NaCl
Cloreto de sódio
Preparo de alimento e soro caseiro.
NaI
Iodeto de sódio
Evitar o bócio ou “papo”
Kl
Iodeto de potássio
Evitar o bócio ou “papo”
Naf
Fluoreto de sódio
Usada no creme dental por ser anticárie.
NaNO3
Nitrato de sódio (salitre)
Adubos fertilizantes muito utilizados.
NaHCO3
Bicarbonato de sódio
Medicamanto antiácidos estomacais. Fermento de pães e  bolos.
CaCO3
Carbonato de cálcio
Componente do mármore.
CaSO4
Sulfato de cálcio
Fabricação de giz, gesso e porcelana.
Óxidos
CaO
Óxido de cálcio ou Cal
Aplicação na agricultura para diminuir a acidez do solo. Produção dde argamassa na construção civil.
N2O
Monóxido de dinitrogênio
Gá ilariante (que produz riso), causa euforia e anestésico.
SO2
Dióxido de enxofre
Obtenção de ácido sulfúrico. Branqueamento de óleos alimentícios.
CO2
Dióxido de carbono
Produção de gelo-seco para bebidas. Refinação do açúcar comum. Fonte de carbono na fotossíntese.


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Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

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Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

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