01. Como podemos
definir uma espécie?
Como o conjunto de seres vivos com características
semelhantes e capazes de cruzar entre si, gerando descendentes férteis.
02. O que é
biodiversidade?
Conjunto de espécies que determinado ambiente
abriga.
03. Ambientes
com muitas espécies possui muita ou pouca biodiversidade? Cite 3 ambientes
brasileiros com muita biodiversidade.
Muita biodiversidade. A floresta Amazônica, a mata Atlântica e o
Pantanal Mato-Grossense.
04. Quantas
espécies os cientistas já conseguiram descobrir que existe? Esse número pode
mudar?
Cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos em
todo o mundo. Acredita-se que a maior parte ainda não foi descoberta.
05. Sabemos que
as plantas produzem o próprio alimento. Para isso o que elas necessitam?
Basicamente da luz do Sol, do gás carbônico do ar e
de água.
06. De que se
alimentam organismos como as bactérias e os fungos?
De organismos mortos, frutos, sementes, e folhas
que caem no solo ou de fezes e restos de pele eliminados no ambiente.
07. Por que bactérias e fungos também são
importantes para o crescimento das plantas?
Porque são seres que decompões materiais existentes
no solo fazendo com que este fique com sais minerais.
08. Cite alguns
exemplos de fatores não vivos do ambiente que os seres vivos necessitam?
Luz, Temperatura, gás carbônico, água, sais
minerais, e gás oxigênio.
09. Seria
possível existir a forma de vida atual no nosso planeta sem a presença do Sol?
Explique.
Não, pois o Sol é responsável pela alimentação das
plantas e pelo controle da temperatura do planeta.
10. Um lugar com
muita biodiversidade é aquele onde os seres vivos e o meio ambiente estão em:
a) ( x )
relacionamento completo
b)
( ) separados entre si.
A importância da Ecologia
01. O que quer
dizer a palavra Ecologia?
Vem do grego: oikos,
que significa casa e logos que
significa estudo.
02. O que estuda
a Ecologia?
Estuda os diversos ambientes da natureza, incluindo
a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.
03. O que a
Ecologia ajuda o ser humano a compreender?
A importância de cada espécie de ser vivo na natureza e a necessidade de
preservar os vários ambientes naturais que a Terra abriga
Pantanal: Patrimônio da humanidade
01. Quando a ONU
declarou o Pantanal Patrimônio Natural da Humanidade?
Em 29 de novembro de 2000.
02. Organize
três colunas com exemplos de espécies de seres vivos que podem ser encontrados
no Pantanal.
Tuiuiús Jaburus
Garças
Biguatingas Maguaris
Colhereiros
Anhumas Tucanos Araras
Jacarés Bugios
Capivaras
Onças
Atividade
artístico-científica
O mapa abaixo mostra as três
regiões brasileiras com maior biodiversidade, sendo o Pantanal, a Mata
Atlântica e a Amazônia.
Pinte
estas três regiões de cores diferentes e relacione essas cores na legenda. Faça
com capricho.
__________________________________________________________________________________Informações pedagógicas
Conforme CBC de Ciências
- Tema Diversidade da Vida nos Ambientes
- Tópico: 1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
- Habilidades:
1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.
1.1. Reconhecer a importância da água, do alimento, da temperatura e da luz nos ambientes.
1.2. Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam.
|
1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos.