Sucesso Projeto Pariri de Mateus Leme

Confira o destaque do projeto: Comprovação do potencial medicinal da planta Pariri (Arrabidae chica) e suas aplicações química em produtos fitoterápicos, da Escola Estadual Manoel Antônio de Souza Azurita - Mateus Leme - MG na FEBRACE 2012


O projeto é desenvolvido pelos alunos: Cristopher Mateus Carvalho; Jaqueline Campos Costa e Júlia Maria Resende Ferreira.
Orientadora do projeto: Professora Fernanda Aires Guedes Ferreira e coorientador Fernando César Silva. 


Momento onde nossa equipe ganhou o prêmio de ir representar o Brasil nos Estados Unidos. 



O projeto PARIRI iniciou no início de 2011 com alunos da EJA (Educação de Jovens e adultos) e no final de 2011 ganhou novo enfoque com os alunos do 1º ano do ensino médio Cristopher Mateus Carvalho; Jaqueline Campos Costa e Júlia Maria Resende Ferreira. Estes alunos pesquisaram o potencial anti-inflamtório e cicatrizante da planta PARIRI fazendo testes no laboratório da própria escola e no Laboratório NEPLAM (Núcleo de estudos em planta medicinais) da UFMG.
A pesquisa foi realizada em quatro etapas, sendo:

1º etapa: levantamento bibliográfico e conversas com a população local sobre a forma como o chá é utilizado. Percebeu-se que as pessoas de Mateus Leme e cidades do entorno acreditam no poder de cura da planta e a recomendam para diversas doenças. Percebeu-se também que a população não conhece completamente a ação da planta e que por algumas vezes o chá é usado para doenças atípicas.


2º etapa: Experimentos científicos para obtenção do extrato foliar e realização de testes químicos de prospecção para conhecimento dos princípios ativos da planta. Os resultados mostraram a riqueza de princípios ativos na planta confirmando seu potencial para tratamentos de doenças inflamatórias e microbianas.

3º etapa: experimentos mostraram que a planta possui capacidade de inibir o crescimento de quatro importantes bactérias patogênicas (Salmonella, Lactobacillus, E.coli e Shigella) sendo que concentrações muito baixas do extrato pode inibir significativamente o crescimento das bactérias.

4º etapa: Criação de produtos fitoterápicos: foram desenvolvidos sabonetes, pomadas e hidratantes de pariri, feitos com padrão de qualidade científica.
Equipe do projeto PARIRI - Mateus Leme - MG
Conquistas do projeto:
O projeto concorreu com mais de 1300 trabalhos do Brasil todo e foi selecionado dentre outros 200 como finalista da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia ) 2012 .Nos dias 13 a 15 de março foi apresentado na USP (Universidade de São Paulo).
Na cerimônia de premiação ocorridas nos dias 16 e 17 de março o projeto foi um dos mais premiados de todo BRASIL. Sendo os prêmios:

·         Um dos Projetos (sendo somente 5 projetos em todo pais) a representar nosso pais na Intel International Science and Engineering Fair 2012 que acontecerá nos dias 13 a 18 de maio de 2012 em Pittsburgh, Pennsylvania, Estados Unidos.

·         1º lugar geral como melhor estande FEBRACE.

·         2º lugar geral na categoria Ciências Biológicas.

·         Prêmio Inovação Tecnológica, ganhando publicação completa do trabalho na revista cientifica Acta botânica brasileira. 





Como Orientadora do projeto tenho a dizer que está sendo um grande prazer trabalhar junto com estes três alunos Cristopher, Julia e Jaqueline, São alunos dedicados e sabem o que querem para seus futuros. Sinto-me muito orgulhosa de estar na equipe de vocês. 


Abraços. 

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Carregando...

Quem sou eu

Minha foto

Uma professora que gosta muito da profissão e que acredita que a educação é a única ferramenta capaz de mudar o mundo para melhor.

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Adicione-se ao Google+ e Confira e fique atualizado

Seguidores O melhor da Biologia

Siga O melhor da Biologia por E-mail e confira todas as novidades

Biologia no ENEM/Vestibular

Deixe aqui seu comentário.